Funcionários da TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) divulgaram um manifesto, na última semana, denunciando atrasos no pagamento de remunerações e do 13º salário, além de incertezas sobre seus empregos, já que a produtora que gerencia a TV encerra seu contrato com a Casa no próximo dia 30.
Como noticiado pela Folha, são antigas e recorrentes as reclamações de atrasos no pagamento de salários pela Fundac (Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação), responsável pela TV Alesp desde 2011.
No entanto, diante de denúncias de que a produtora não tem arcado com as multas rescisórias de contratos em demissões, muitos dos colaboradores da Fundac receiam que a produtora os deixe sem receber seus direitos trabalhistas quando o contrato se encerrar.
No manifesto, publicado na quarta-feira (14), eles relatam que 15 dos 120 trabalhadores da TV Alesp não receberam os salários de dezembro. Eles também criticam a incerteza sobre o futuro, sem terem recebido sinalização de possível manutenção dos contratos pela EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), afiliada da TV Globo no interior paulista que venceu a última licitação para gerir a TV e as redes da Alesp.
Funcionários relataram ao Painel que a Fundac enviou um aviso prévio válido entre 6 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026. No entanto, o contrato da produtora com a Alesp se encerra no dia 30 de janeiro, gerando apreensão entre os colaboradores, que temem a possibilidade de terem descontados de seus salários os dias não trabalhados.
Além disso, uma funcionária disse, sob reserva, que as folgas do recesso de fim de ano foram descontadas do banco de horas, mesmo com a Alesp em recesso legislativo e sem funcionar no período entre o Natal e o Ano Novo.
"Por meio dos sindicatos, temos solicitado informações sobre qual o valor devido pela Alesp à Fundac. Reivindicamos que o repasse à terceirizada seja condicionado ao pagamento de todos os nossos direitos trabalhistas", alegam os trabalhadores na carta aberta, divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas.
Procurada, a Fundac não retornou os contatos feitos pela reportagem.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro