10 meses atrás 21

Erro de tripulação faz avião decolar baixo demais e quase provoca acidente na Colômbia, aponta investigação

O caso, classificado como incidente grave, aconteceu no dia 10 de novembro. A aeronave estava partindo do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, com destino a Valência, na Venezuela. Imagens registraram o momento em que o avião decola em baixa altitude e colide com uma antena no fim da pista.

O avião, com cinco tripulantes a bordo, conseguiu concluir a decolagem, mas precisou retornar ao aeroporto por segurança. A batida provocou danos nas asas e nos trens de pouso. Ninguém se machucou.

A Direção Técnica de Investigações de Acidentes, órgão do governo da Colômbia, concluiu em 7 de dezembro o relatório preliminar para apurar o caso. O documento não tem como objetivo apontar culpados, mas indicar possíveis falhas e fazer recomendações para tornar a aviação do país mais segura.

Segundo o relatório, o avião estava dentro do limite de peso e com a documentação em dia. No entanto, o vento de cauda, que soprava a cerca de 17 km/h, pode ter contribuído para o acidente.

Esse tipo de vento empurra a aeronave para frente, aumentando a distância necessária para decolar e dificultando a subida inicial. O fato de o aeroporto estar em uma região de alta altitude também pode ter influenciado, já que o ar rarefeito torna mais difícil para a aeronave ganhar altura rapidamente.

De acordo com o relatório, a fabricante da aeronave recomenda que o vento de cauda não ultrapasse 18,5 km/h para uma decolagem segura. No entanto, a companhia aérea, adotando uma abordagem mais conservadora, elaborou um documento recomendando a suspensão da decolagem se o vento de cauda excedesse 9,3 km/h na pista em uso para a operação.

A investigação aponta ainda que, com base nos relatos dos tripulantes, o vento de cauda estava a cerca de 22 km/h no momento em que a aeronave estava taxiando — acima do recomendado. No entanto, mesmo assim, eles decidiram continuar com a operação.

Após o incidente, as autoridades colombianas emitiram uma série de recomendações para a Aerosucre, incluindo a implementação de procedimentos que priorizem operações mais seguras e o treinamento adequado da tripulação.

Além disso, foi recomendada a suspensão de um procedimento de decolagem especial, chamada Improved Climb Takeoff, que aumenta o desempenho da aeronave quando houver vento de cauda.

O relatório final apontará as causas que contribuíram para o incidente. Ainda não há previsão para a divulgação do documento.

Avião bateu contra antena de rádio durante decolagem em Bogotá, em 10 de novembro de 2024 — Foto: Viral Press via Reuters

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro