O recurso “Investigar” do ChatGPT faz pesquisas em múltiplas fontes externas para gerar uma resposta completa e aprofundada sobre o tópico de interesse do usuário. Essa função é útil para aqueles usuários que buscam respostas mais detalhadas e confiáveis, além de informações sobre as fontes de cada dado apresentado pela inteligência artificial. Esse não é um recurso novo no universo da IA, plataformas como Perplexity AI, DeepSeek e Gemini Google já possuem versões similares desse recurso que, recentemente, chegou à ferramenta da OpenAI. A seguir, saiba como utilizar o recurso.
As respostas do ChatGPT podem levar até 30 minutos para serem criadas com a função "Investigar" ativada; Saiba mais — Foto: Marcela Franco/TechTudo O que é a Função “Investigar” do ChatGPT?
A função “Investigar” do ChatGPT, também chamada de Deep Research, permite pesquisas mais aprofundadas e detalhadas sobre qualquer tópico. O agente condensa grandes quantidades de informações de diversas fontes onlines, gerando uma resposta mais completa e precisa. Localizada na barra de comando através do ícone do telescópio, basta clicar para ativá-la antes de enviar o comando textual. A ferramenta é indicada para o uso de profissionais que atuam em áreas como finanças, ciências, políticas públicas e engenharia, e necessitam de pesquisas confiáveis e eficientes.
Qual a diferença entre as funções Investigar, Buscar e Refletir?
Além da função Investigar, o ChatGPT também possui outros recursos para respostas mais específicas: Buscar e Refletir. Enquanto a função Investigar utiliza a internet para analisar profundamente uma variedade de fontes e fornecer uma resposta mais completa, a ferramenta Buscar acessa a internet visando fornecer respostas mais rápidas e atualizadas por meio de fontes relevantes. Ela pode ser utilizada para obter informações como previsão do tempo, bolsa de valores, notícias e resultados de jogos esportivos.
Já a função Refletir não utiliza fontes externas, o seu objetivo é melhorar a própria resposta mediante revisão e autocorreção. Ao fazer qualquer pesquisa no ChatGPT com essa ferramenta ativada, a assistente irá mostrar o raciocínio por trás da resposta, dessa forma, o usuário poderá compreender como a IA chegou àquela conclusão e deduzir se a resposta faz sentido.
Para quem está disponível a função “Investigar”?
A função “Investigar” já está disponível para assinantes do ChatGPT com algumas limitações. Por exemplo, assinantes Team, Enterprise e Edu possuem 25 consultas por mês. Já assinantes Pro tem 250 consultas. Usuários da versão gratuita também podem utilizar a ferramenta até o dia 6 de junho, com limite de 5 consultas. Após o uso completo da ferramenta, as consultas irão mudar automaticamente para uma versão mais leve do modelo de linguagem.
Passo 1. Na barra de comando do ChatGPT (https://chatgpt.com/?model=auto), ative a função “Investigar”;
A função "Investigar" está disponível no campo de prompt e fornece respostas aprofundadas com base em fontes externas — Foto: Reprodução/Millena Borges Passo 2. Digite sua pergunta na caixa de texto. Também é possível fazer o upload de arquivos para adicionar mais contexto. Para isso, clique no ícone de “+” e escolha o formato que deseja fazer o envio do documento;
Também é possível contextualizar a ferramenta fazendo o upload de um documento sobre o tópico de interesse — Foto: Reprodução/Millena Borges Passo 3. Envie a sua pergunta. O ChatGPT pode fazer perguntas adicionais antes de responder, neste caso, responda de acordo com o que está buscando;
Após envio do prompt, o ChatGPT irá levar alguns minutos para responder dependendo da complexidade do tema — Foto: Millena Borges/TechTudo Passo 4. O ChatGPT pode levar de 5 a 30 minutos para gerar a resposta. Aguarde com o navegador aberto. Assim que a pesquisa for finalizada, a IA irá informar o tempo que levou para realizar toda a pesquisa, a quantidade de fontes utilizada e as buscas feitas.
Ao ativar a função "Investigar", o ChatGPT irá consultar uma variedade de fontes externas para gerar a resposta — Foto: Reprodução/Millena Borges Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
9
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro