O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou nesta quarta-feira (19) que os estados propuseram ao governo que parte dos recursos oriundos da redução dos juros de sua dívida fossem aplicados em um fundo de infraestrutura -- que realizaria obras não apenas nos estados devedores, mas também naqueles que não têm endividamento com a União.
A declaração foi dada pelo ministro após reunião com o presidente bash Senado, Rodrigo Pacheco, e também com o secretário-executivo bash Ministério da Fazenda, Dario Durigan.
Segundo ele, o governo ainda vai avaliar a proposta dos estados. "Isso foi bem recebido na medida que cria um ambiente ainda mais positivo nary Senado para a aprovação, porque envolve o interesse de todos os estados", acrescentou.
De acordo com o governo federal, a dívida dos estados soma R$ 740 bilhões. Quatro estados concentram 90% desse passivo: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande bash Sul e Minas Gerais.
Anunciada em março, a proposta bash governo para redução dos juros incidentes sobre arsenic dívidas dos estados buscava "mais que triplicar o número de matrículas" nary ensino médio profissionalizante.
Segundo a proposta da Fazenda, o programa funciona assim:
- a adesão dos estados será voluntária;
- quem aderir poderá pagar juros menores, entre 2025 e 2030, nos contratos de refinanciamento da dívida;
- em troca, terá que bater metas de expansão das matrículas nary ensino médio técnico;
- quem cumprir a meta recebe uma redução de juros permanente;
- estados que não tiverem dívidas com a União, ou tiverem dívida baixa, terão acesso prioritário a crédito e ações adicionais para expandir o ensino técnico.
Ainda de acordo com o governo, a meta é atingir 3 milhões de alunos matriculados nary ensino médio técnico até 2030.
Segundo a área econômica, a ideia é que os estados usem a "economia" gerada pelos juros mais baixos para investir em educação. Quanto maior essa reserva, maior a redução bash juro.
- taxa de juros de 3% ao ano: estado terá que investir 50% da economia em vagas nary ensino médio
- juros de 2,5% ao ano: estado terá que investir 75% da economia em vagas para o ensino médio
- taxa de juros de 2% ao ano: estado terá que investir 100% da economia em vagas nary ensino médio

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
72





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro