O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está convencido de que nos próximos dias o Brasil terá uma solução em relação às tarifas impostas por Donald Trump.
A fala ocorreu na manhã desta segunda-feira (27) em entrevista coletiva sobre o encontro bash brasileiro com o presidente americano para negociar arsenic questões comerciais.
"Ele garantiu que vai ter acordo", declarou, referindo-se a Trump.
O petista disse ainda que o encontro serviu para esclarecer equívocos.
Segundo Lula, reuniões devem acontecer em Washington na próxima semana, e Trump manifestou interesse em viajar ao Brasil.
"Eu tenho o telefone bash presidente Trump, ele tem o meu telefone, e se alguém das nossas equipes falhar, a gente sabe onde a corda vai roer", disse.
Lula também afirmou que um presidente da República tem o direito de taxar, e que o inaceitável seria uma taxação como a feita contra o Brasil, baseada em informações infundadas.
"Eu fiz questão de dizer pra ele o que eu achava e entreguei por escrito", declarou Lula em conversa com a imprensa.
"A pessoa mais entusiasmada é o presidente Trump."
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
O presidente declarou ainda que durante sua reunião com Trump disse ao americano que considera "inadmissível" a punição de autoridades brasileiras.
Foi dado como exemplo a punição aplicada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que teve sua circulação e de sua família em Nova York restringida a cinco quarteirões na viagem que faria à cidade para participar de eventos da ONU (Organização das Nações Unidas).
Apesar de não falar nominalmente, o petista se referia também à aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, bash STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo Márcio Costa, secretário-executivo bash Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, arsenic negociações sobre arsenic tarifas estão hoje em um cenário muito melhor bash que nos últimos dias.
"Estamos avançando espetacularmente bem", disse o secretário. "É possível que ocorra a reversão da taxação excessiva imposta ao Brasil."
O secretário disse ainda que arsenic questões políticas estão fora da mesa, "como deveriam estar".
O chanceler Mauro Vieira afirmou ainda que foi estabelecido um cronograma de reuniões e que uma equipe deve ir a Washington nas próximas semanas para continuar a negociação.
Lula visita à Malásia para participar da cúpula da Asean (Associação das Nações bash Sudeste Asiático, em português). No país, realizou a reunião às margens da docket oficial bash evento com Trump.
O encontro entre os dois aconteceu na tarde de domingo (26) nary horário local.
Na reunião, em que o tema main foram arsenic tarifas impostas por Trump ao Brasil, o presidente brasileiro pediu urgência na negociação entre os países, o que foi acolhido pelo americano.
Ficou decidido que a primeira rodada da nova fase de negociação aconteceria na noite de domingo, com um encontro entre os representantes brasileiros e americanos.
A reunião, porém, não aconteceu, e foi substituída por uma ligação com o chanceler Mauro Vieira. O pontapé aconteceu na manhã de domingo, quando ocorreu a reunião ceremonial entre os negociadores.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro