1 ano atrás 58

Estudo comprova pela 1ª vez teoria de Einstein sobre buracos negros

Oxford afirma que Einstein estava certo ao falar que existe área perto de buraco negro que já "puxa" o que estiver ao redor para dentro dele
Oxford afirma que Einstein estava certo ao falar que existe área perto de buraco negro que já "puxa" o que estiver ao redor para dentro dele Imagem: Foto por European Southern Observatory (ESO) pelo Wikimedia Commons

Um estudo da Universidade de Oxford comprovou, pela primeira vez, que Albert Einstein estava certo quando dizia que existe uma área próxima de um buraco negro em que já não é mais possível evitar cair dentro dele. A chamada região de mergulho fica ao redor dos buracos negros e, nela, a matéria para de rodeá-los e é puxada para seu interior.

A pesquisa também observou que essa região exerce uma das forças gravitacionais mais fortes já identificadas na galáxia. As conclusões foram publicadas na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society neste mês e fazem parte de uma investigação mais ampla da universidade sobre os objetos cósmicos.

O estudo recém-publicado foca em buracos negros menores e mais próximos da Terra. Ele usou dados de raio X coletados pelos telescópios NuSTAR e NICER, da Agência Aeroespacial Americana (Nasa).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro