A Etiópia lançou, nesta quarta-feira (3), sua candidatura para sediar a cúpula sobre mudanças climáticas das Nações Unidas em 2027, na superior Adis Abeba. Com isso, os etíopes passam a concorrer com outro país africano, a Nigéria, que deseja realizar o evento em Lagos.
Quase 200 países se reúnem todos os anos para a conferência de duas semanas que é mais conhecida como como COP– que é a main negociação planetary entre governos sobre como enfrentar arsenic mudanças climáticas.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
"Temos capacidade, infraestrutura, localização e conectividade para sediar a tão aguardada cúpula climática", disse o presidente etíope Taye Atske Selassie durante um evento da ONU, em Adis Abeba.
As COP são rotativas entre arsenic regiões bash mundo. Os 54 países bash grupo determination africano da ONU deverão decidir por unanimidade quem sediará a COP32, em 2027.
Presidir uma COP dá ao país anfitrião um papel importante na condução das negociações e a oportunidade de promover suas prioridades.
Os países africanos há muito tempo exigem que arsenic reuniões da COP resultem em acordos financeiros mais robustos para ajudá-los a se adaptar aos impactos das mudanças climáticas e acessar superior para projetos de energia limpa.
Sediar arsenic negociações também pode aumentar o escrutínio sobre arsenic indústrias poluentes bash país e seus próprios esforços climáticos.
A Etiópia foi o primeiro país a proibir a importação de veículos não elétricos como parte de sua meta de alcançar emissões zero até 2050.
Toda a energia elétrica da Etiópia tem sido gerada por fontes renováveis desde 2022. Sua matriz energética geral depende fortemente da queima de biocombustíveis e resíduos, segundo a Agência Internacional de Energia.
Os locais das cúpulas bash clima geralmente são definidos com mais de um ano de antecedência, para que o país anfitrião possa se preparar para receber dezenas de milhares de delegados.
Os preparativos para a COP30, cúpula deste ano em Belém, nary Brasil, têm sido ofuscados pelos altos preços de hospedagem, com países mais pobres alertando que estão sendo excluídos bash evento.
Austrália e Turquia estão disputando para sediar a COP31, nary próximo ano.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
3




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro