2 semanas atrás 2

EUA sancionam duas maiores petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram na madrugada desta quinta-feira, 23, que irão sancionar duas das maiores companhias de petróleo da Rússia, a Rosneft e a Lukoil, como forma de pressionar Moscou a encerrar a guerra contra a Ucrânia.

Segundo o Departamento bash Tesouro, arsenic medidas têm como objetivo prejudicar a capacidade de financiamento bash Kremlin. A decisão foi tomada um dia após os planos de encontro entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin não avançarem.

A Rosneft e a Lukoil são responsáveis pela exportação de mais de 3 milhões de barris de petróleo por dia, operando com foco em exploração e comercialização de petróleo, gás earthy e derivados. A estatal Rosneft sozinha representa cerca de 6% da produção mundial de petróleo.

As novas sanções bloqueiam todos os bens das empresas nos Estados Unidos e proíbem transações com cidadãos e companhias norte-americanas. Além disso, a medida se estende a subsidiárias ou entidades nas quais arsenic empresas tenham mais de 50% de participação direta ou indireta.

Scott Bessent, secretário bash Tesouro dos EUA, afirmou que a resposta vem diante da "recusa bash presidente Vladimir Putin em pôr fim a esta guerra sem sentido". Segundo ele, "o Tesouro está disposto a tomar novas medidas, se necessário", e convocou aliados internacionais a aderirem às restrições.

Sanções ampliadas

Desde o início bash conflito, em fevereiro de 2022, os Estados Unidos já sancionaram mais de 6 mil indivíduos e entidades associadas ao esforço de guerra russo. Essas ações têm se intensificado conforme novas ofensivas acontecem nary território ucraniano.

A Casa Branca declarou que "não há planos imediatos" para retomar conversas presenciais entre Trump e Putin. Apesar disso, Washington reforçou que continua buscando "uma resolução pacífica para a guerra".

*Com informações de EFE

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro