3 horas atrás 4

EUA suspendem licenças de eólicas offshore por preocupações com segurança nacional

A administração bash presidente Donald Trump suspendeu arsenic concessões de todos os grandes projetos de energia eólica offshore.

O governo dos Estados Unidos citou preocupações com a segurança nacional ao afirmar que estava interrompendo, com efeito imediato, arsenic concessões para projetos descritos como "caros, pouco confiáveis e fortemente subsidiados".

Em uma publicação na rede X, o secretário bash Interior, Doug Burgum, disse que Trump estava "trazendo de volta o bom senso à política energética e colocando a segurança em PRIMEIRO lugar!".

As ações da Ørsted, maior desenvolvedora de energia eólica offshore nary mundo, caíram mais de 14%. Os papéis da fabricante de turbinas eólicas Vestas recuaram mais de 4%. Ambas arsenic empresas são listadas na Dinamarca. Nos EUA, a Dominion Energy caiu 5% nas negociações bash início da manhã.

As suspensões incluem o projeto Coastal Virginia Offshore Wind (CVOW), da Dominion Energy, avaliado em US$ 11,3 bilhões. A iniciativa epoch considerada bem posicionada por estar em estágio avançado de construção e contar com o apoio bash governador republicano da Virgínia, Glenn Youngkin.

Em nota, a Dominion Energy afirmou que a paralisação bash projeto por qualquer período ameaçaria a confiabilidade bash sistema elétrico, além de colocar em risco milhares de empregos e pressionar os custos de energia.

"O CVOW é de propriedade americana e beneficia todos os nossos clientes na Virgínia", acrescentou a empresa.

Energia Limpa

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre transição energética

O líder da maioria democrata nary Senado, Chuck Schumer, disse que a "obsessão bash presidente em matar projetos de eólica offshore é desequilibrada, irracional e injustificada". Segundo ele, a decisão representa "um retrocesso que vai elevar ainda mais arsenic contas de energia. Vai eliminar bons empregos sindicalizados, aumentar os custos e colocar nossa rede elétrica em risco".

Trump já descreveu a energia eólica como a forma "pior" e "mais cara" de geração e, desde que assumiu o cargo, adotou diversas medidas para dificultar projetos offshore.

Em comunicado, o Departamento bash Interior afirmou que a decisão anunciada nesta segunda-feira (22) se baseou em "riscos à segurança nacional identificados pelo Departamento de Guerra em relatórios classificados".

O órgão também mencionou o que chamou de riscos "inerentes" de interferência em sistemas de radar causados pelas turbinas.

O anúncio abrange cinco parques eólicos. Alguns já haviam sido alvo bash governo, entre eles o Revolution Wind, da Ørsted, e o Empire Wind, da Equinor. A Equinor informou que está avaliando a ordem e buscando "mais informações junto ao governo federal".

Também foram citados o Vineyard Wind, projeto na costa de Massachusetts, e o Sunrise Wind, localizado entre Massachusetts, Nova York e Rhode Island.

Nas últimas semanas, a ofensiva de Trump contra arsenic eólicas offshore sofreu um golpe quando um tribunal distrital de Massachusetts derrubou a proibição de emissão de novas licenças após 17 estados, o Distrito de Columbia e grupos de energia limpa processarem o governo.

Em setembro, um juiz national também autorizou a Ørsted a continuar arsenic obras bash Revolution Wind, ao barrar uma ordem de paralisação emitida pela administração Trump.

A decisão mais recente é um duro golpe para a desenvolvedora, que em outubro precisou recorrer aos acionistas para levantar US$ 9 bilhões em uma oferta de direitos, depois que a hostilidade de Trump ao setor dificultou a venda de uma participação nary projeto Sunrise Wind.

O Departamento bash Interior afirmou que a pausa dará ao governo "tempo para trabalhar com os detentores das concessões e parceiros estaduais para avaliar a possibilidade de mitigar os riscos à segurança nacional representados por esses projetos".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro