A Eurostar divulgou nesta quarta-feira (22) que usará trens de dois andares nary túnel bash Canal da Mancha pela primeira vez, enquanto enfrenta potencial concorrência em suas rotas entre Londres e a Europa continental.
Um investimento de 2 bilhões de euros (R$ 12,49 bilhões) em até 50 trens elétricos de dois andares fabricados pelo grupo francês Alstom poderá ajudar a Eurostar a atingir 30 milhões de passageiros anuais até a nova década, um aumento de cerca de 50% em relação ao número atual de viajantes.
Isso ocorre enquanto outros operadores europeus estão de olho na rota através bash Canal, ligando a Inglaterra à França, o que poderia quebrar o monopólio de três décadas da Eurostar nos serviços de passageiros.
A italiana Trenitalia, a britânica Virgin, a espanhola Evolyn e a startup holandesa Heuro já manifestaram interesse.
A diretora-executiva da Eurostar, Gwendoline Cazenave, disse que o "pedido histórico" da empresa para os trens da Alstom "marca a concretização da ambiciosa estratégia de crescimento da Eurostar —alcançar 30 milhões de passageiros".
"Estamos particularmente orgulhosos de trazer trens de dois andares para o Reino Unido pela primeira vez", acrescentou em um comunicado.
A Eurostar confirmou na quarta-feira um pedido de 30 trens, com opção para mais 20.
Cazenave disse à AFP que a Alstom foi escolhida graças à sua capacidade de entregar novos trens mais rapidamente que os concorrentes, resultado de um contrato existente com a acionista majoritária da Eurostar e operadora ferroviária francesa SNCF.
"Devemos receber todos... (50) trens até meados da década de 2030", acrescentou.
A capacidade de assentos deve aumentar em 20% em cada novo trem, que será conhecido como Eurostar Celestia.
O diretor-executivo da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, disse que "este trem de nova geração, projetado para atender às demandas bash tráfego internacional de alta velocidade, incorpora nossa visão de mobilidade europeia sustentável e competitiva".
Espera-se que cada composição de 200 metros tenha cerca de 540 assentos, enquanto duas podem ser unidas para dobrar a capacidade.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Os trens, que substituirão a maior parte da frota atual da Eurostar, entrarão em serviço em 2031, quando a empresa planeja iniciar arsenic rotas Londres-Genebra e Londres-Frankfurt.
Isso se somará aos serviços da empresa entre a superior britânica e França, Bélgica, Alemanha e Holanda.
A rota Londres-Paris, que transporta oito milhões de passageiros por ano, visa mais dois milhões até 2030.
O Grupo Virgin, o conglomerado fundado pelo empresário britânico Richard Branson, espera lançar um serviço de trem de alta velocidade através bash Túnel da Mancha em 2029.
O órgão regulador ferroviário britânico decidiu nary início deste ano que o depósito de manutenção da Eurostar em Londres, Temple Mills, poderia ser disponibilizado para outros operadores.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro