6 horas atrás 1

Exonerações atingem Republicanos de Tarcísio, e governo tenta recompor base

Depois de PP, PL, MDB e PSD, o governo Lula (PT) exonerou nesta terça-feira (14) indicações do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, acusado pelo Planalto de articular a derrota da medida provisória de aumento de impostos na semana passada.

Um dos exonerados foi Marcus Vinicius Cutrim Cardoso, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos Sobre Segurança Hídrica da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Ele é indicado do ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos), diretor da Área de Governança e Sustentabilidade da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Também foi exonerado Marcos Vander Costa da Cunha, que exercia cargo comissionado de coordenador estadual em Sergipe do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), também vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O Painel apurou que ele foi indicado pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE).

Em outra frente, a articulação política do governo iniciou esforços para recompor a base. Segundo relatos, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ligou para parlamentares de União Brasil pedindo para que continuem votando com o Planalto em matérias econômicas. Ouviu que isso ocorreria, desde que não representasse aumento de impostos, como era o caso da MP derrotada na semana passada.

União Brasil e PP oficialmente anunciaram desembarque da gestão petista, mas mantêm aliados em cargos do governo, que promete endurecer a relação após se ver sem os recursos com os quais contava com a MP.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro