8 meses atrás 83

‘Fábricas de golpes’ em Mianmar com pessoas escravizadas acessam internet por operadora de Musk, diz revista

De acordo com a publicação, registros de telefones celulares utilizados na área, evidências fotográficas e testemunhos de vítimas apontam que, apesar dos esforços para que a conexão de internet dos locais seja cortada, o acesso ocorre por meio da Starlink – que é oferecida pela empresa aeroespacial de Musk, a SpaceX.

Os exploradores do esquema enfrentam obstáculos e restrições para se conectar a operadores de telefonia em Mianmar e na Tailândia, segundo a reportagem da Wired. A Starlink, com conexão via satélite e disponibilidade em regiões remotas e de difícil acesso, se tornou a solução para manter o acesso.

Em oito locais usados para os golpes, foi possível identificar que 412 dispositivos usaram a Starlink como provedora. Em quatro meses, há mais de 40 mil registros de acesso ao serviço de Musk por meio desses aparelhos, segundo a revista.

A revista afirma que obteve dados de dispositivos na área das fábricas por meio de uma ferramenta usada em publicidade digital que mostra coordenadas físicas, IP do telefone e provedor de internet utilizado.

De acordo com a Wired, as políticas da Starlink indicam que a SpaceX pode encerrar os serviços se os usuários participarem de atividades fraudulentas ou se o sistema for utilizado em locais não autorizados. Questionada pela revista sobre os acessos em Mianmar, a empresa não respondeu, disse a publicação.

O g1 também contatou a Starlink e a SpaceX sobre o assunto e aguarda resposta.

Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar voltam ao Brasil

Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar voltam ao Brasil

Outras evidências citadas são fotos que mostram prováveis antenas Starlink instaladas em locais suspeitos na região. "Eles simplesmente colocam [Starlink] no telhado, e nós temos as fotos", disse à revista Rangsiman Rome, membro da Câmara dos Deputados da Tailândia.

No início de fevereiro, o político marcou Elon Musk no X e o questionou sobre o uso da Starlink pelos criminosos. O bilionário não respondeu.

Na publicação, Rangsiman Rome diz ter provas sólidas de que os golpistas, envolvidos em tráfico de pessoas, “estão explorando a Starlink para fraudes massivas, causando mais de US$ 60 bilhões em danos econômicos globais por ano”.

“Este é um problema sério com consequências no mundo real. Temos pressionado por ações imediatas do nosso governo para cortar a eletricidade e a internet para os complexos, mas eles começaram a utilizar a Starlink para acessar a internet. Você poderia investigar este assunto?”, perguntou o político a Musk, sem obter resposta.

Brasileiro vítima de tráfico humano revela rotina de escravidão em Mianmar

Brasileiro vítima de tráfico humano revela rotina de escravidão em Mianmar

Brasileiros foram resgatados de fábrica

Mianmar enfrenta uma guerra civil desde 2021, quando criminosos passaram a se instalar no país. Nas ‘fábricas de fraudes’, localizadas próximo à fronteira com a Tailândia, ao menos 120 mil pessoas são mantidas escravizadas e obrigadas a aplicar golpes, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas informou em 2023.

Após o resgate, eles relataram uma rotina repleta de ameaças e agressões, com episódios de espancamento. Nos golpes que seria aplicado nas vítimas havia um roteiro a ser seguido.

Por ser brasileiro, o jovem foi obrigado a aplicar golpes em outros brasileiros. Ele lembra que, sempre que terminava o turno, chorava no quarto.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro