Passar roupa ainda é um hábito adotado por muitas pessoas, principalmente quem não abre mão de sair de casa com as peças impecáveis. O ferro de passar é um antigo conhecido dos consumidores e é o principal aparelho responsável por fazer essa tarefa. Nem todos gostam de fazê-la, mas muitos ainda fazem porque não querem usar roupas amarrotadas, já que tendem a ser vistas como desarrumadas.
O que muitos não sabem é que também existem desvantagens no uso do ferro de passar, seja no tempo de uso ou no consumo de energia. Para ajudar o consumidor indeciso a saber se ainda vale a pena investir no aparelho ou não, o TechTudo preparou uma lista com três motivos vantajosos em adquirir o aparelho, além de três motivos que podem fazer com que ele se torne um vilão. Confira abaixo a matéria completa.
Ferro de passar roupa é um aliado para quem gosta de estar sempre mais arrumado — Foto: Reprodução/Freepik Vale a pena investir em um ferro de passar roupa?
Entre as vantagens curiosas do dispositivo, por exemplo, alguns especialistas também afirmam que passar as roupas de bebês recém nascidos pode ser essencial para eliminar o máximo de germes dos tecidos. Apesar disso, o ferro também tem outras funções, além de nem sempre ser um bom aliado, principalmente quando usado de forma incorreta. Veja os prós e contras do aparelho:
- Ajuda a tirar odores e matar germes
- Pode parar encolhimento de peças
- Mantém roupas mais arrumadas
- Queima peças delicadas
- Gasto elevado de energia
- Exige esforço e espaço
1. Ajuda a tirar odores e matar germes
Quem tem criança em casa provavelmente já ouviu falar que passar a roupa de bebês é uma forma de matar, ao máximo possível, os germes que costumam ficar nos tecidos. O mesmo vale para roupas de cama, roupas íntimas e peças de pessoas com problemas de pele. Isso porque, o ferro de passar funciona em altas temperaturas, o que ajuda a eliminar micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde do bebê e até mesmo do adulto.
Além disso, o aparelho também ajuda a tirar ou diminuir odores que ficam nas roupas mesmo depois de lavadas. Na área das axilas, por exemplo, isso é comum. Ao passar o ferro no local, a temperatura elevada ajuda a neutralizar os cheiros agindo diretamente nas fibras do tecido, fazendo com que as partículas de suor e umidade evaporem.
O ferro de passar ajuda a eliminar o máximo de germes das roupas — Foto: Reprodução/Freepik 2. Pode parar encolhimento de peças
Quando lavados, muitos tecidos costumam encolher, principalmente se forem higienizados na máquina de lavar roupa. Talvez você não saiba que o ferro tem capacidade de reverter o encolhimento quando usado nas peças que tiveram o tamanho reduzido. Embora possa ser um pouco complicado, é possível recuperar pelo menos algumas das roupas. Para roupas de algodão ou linho, passar o ferro quente achatará as fibras e, às vezes, adicionará um pouco de espaço ao corpo ou ao comprimento da manga.
3. Mantém roupas mais arrumadas
O principal motivo pelo qual os usuários continuam tendo o hábito de passar roupa é porque isso faz com que elas fiquem visualmente mais arrumadas. Para quem trabalha com a imagem, em ambientes formais ou que simplesmente não gosta de usar peças amarrotadas, usar o ferro de passar é realmente a melhor opção.
Para quem trabalha em ambientes formais ou gosta de estar sempre com as roupas alinhadas, o ferro de passar pode ser essencial — Foto: Divulgação/Pexels (Jonathan Borba) 1. Queima peças delicadas
Apesar de ser responsável por deixar as roupas mais arrumadas e alinhadas, o ferro de passar também pode queimar peças mais delicadas, principalmente se não for usado do jeito certo. Cada modelo oferece ajustes de temperatura de acordo com os tecidos que vão ser passados e isso deve ser respeitado. Além disso, tecidos muito delicados podem queimar até mesmo utilizando as temperaturas adequadas. Por isso, tome sempre cuidado e evite manter o contato do aparelho com a roupa por longos períodos.
Tecidos muito delicados estão suscetíveis e queima se passados com o ferro — Foto: Arte/TechTudo 2. Gasto elevado de energia
Ainda que não seja de conhecimento geral, o ferro de passar roupa pode ser um dos vilões da conta de luz. Afinal, ele conta com um um resistor responsável por transformar a energia elétrica em calor. Ao ser utilizado muitas vezes ao dia, o consumo tende a ser muito alto. O mesmo vale para a potência, quanto maior, mais energia o aparelho gasta para funcionar, apesar de esquentar em menos tempo. Se o seu ferro é a vapor, esse também pode ser um fator que influencia no aumento do consumo energético, principalmente quando a função fica ligada por todo o tempo de uso do aparelho.
3. Exige esforço e espaço
Um dos pontos negativos do ferro de passar é a logística necessária para fazer todo o processo. É necessário ter uma tábua de passar com superfície em material térmico, e isso por si só já exige esforço na hora de passar roupa, pois é preciso abrir o utensílio em um local espaçoso, coisa que nem toda residência tem sobrando. Além disso, o ato de passar roupa pode ser maçante, pois exige que o usuário fique muito tempo fazendo um mesmo movimento com o braço até que as peças estejam alinhadas. Ambos os fatores fazem com que muitas pessoas abdiquem do aparelho.
Nem todas as residências têm espaço sobrando para montar a tábua de passar roupa — Foto: Getty Images/VYCHEGZHANINA Ferro de passar: vale a pena?
Mesmo com algumas desvantagens, o ferro de passar ainda vale o investimento. Isso porque, todos os lados negativos do aparelho estão diretamente ligados ao modo de uso e ao modelo que cada usuário possui. Nesse caso, escolher aparelhos modernos e econômicos, além de respeitar a forma correta de uso e evitar ligar com muita frequência, já é um caminho para não se preocupar com as desvantagens.
No entanto, para quem não gosta de usar ferro, também existe o vaporizador de roupas ou a passadeira a vapor que, como os nomes dizem, utilizam do vapor para passar as roupas, logo, são mais fáceis de usar e não exigem tanto espaço ou esforço.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
5
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/1/bWdeQkQBuKWnPLC5Hr5g/fake-leoa-leao.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/W/q/TUefQfSI6OwRmTYD1aww/deezer-logo.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/9/oOAT2DRCeq0s3VjLXijw/pi.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/y/eFpxd3RuOVB7Ir02FMeQ/gta-6-grand-theft-auto-vi-em-cima-carro.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro