12 horas atrás 3

Fictor, que fez proposta para Master, atrasa pagamento a investidores

'Vem pro Agro', diz post promovendo SCP da Fictor
'Vem pro Agro', diz post promovendo SCP da Fictor Imagem: Reprodução

Relatos se referem a modelo de investimento que não é fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Trata-se da SCP (Sociedade em Conta de Participação), um tipo de contrato previsto no Código Civil em que há um único sócio ostensivo (responsável pelo negócio, no caso um dos CNPJs da Fictor) e um número ilimitado de sócios participantes, que investem no negócio assumindo riscos.

Fictor captou R$ 1,6 bilhão com SCPs desde 2021, segundo levantamento do UOL. O modelo é legal, segundo advogados ouvidos pela reportagem, desde que sócios participantes sejam investidores qualificados, com amplo acesso a informações do projeto, inclusive contábeis. É irregular se a oferta é feita a um público não qualificado, com garantia de retorno fixo, mas sem transparência, o que pode caracterizar esquema de pirâmide.

Eles fica[ra]m com meu dinheiro aplicado enquanto eu perco dinheiro em juros dos meus compromissos, porque os juros e multas são sempre muito superiores aos rendimentos corrigidos até a data do crédito. Quero e preciso do meu dinheiro com urgência, pois temos nos próximos dias IPVA, IPTU e outras despesas de final de ano, que foram programadas dentro do valor a receber informado
Relato registrado no ReclameAqui

 SCP', promovido durante encontro da Fictor
'Treinamento 2: SCP', promovido durante encontro da Fictor Imagem: Reprodução

Fictor fez treinamento para assessores sobre SCPs, apurou o UOL. Assessores de investimentos, que recebem comissões por clientes captados, fizeram propaganda da Fictor, informou o portal Metrópoles em maio de 2025. "Por que SCP? Rentabilidade premium: Desfrute de retornos impressionantes, alcançando até 18% ao ano", diz o post de um dos assessores. Outro post, publicado em março de 2024, diz que a operação envolve commodities e entrega "adiantamentos de dividendos". "Vem pro Agro", diz.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro