Você já se deparou com a sigla HEPA na descrição do filtro do seu robô aspirador, purificador de ar ou ar-condicionado, mas não sabe o que ela representa? Caso a resposta seja sim, isso significa que o eletrônico possui um método de filtragem de partículas de alta eficiência, cuja finalidade é remover impurezas sólidas e imperceptíveis ao olho humano do ambiente. A peça é importante ao purificar o ambiente e pode ser uma prioridade na hora de escolher novos equipamentos.
Pensando nisso, o TechTudo elaborou um artigo explicando sobre como essa tecnologia funciona, etapas de filtragem e comparação com outros métodos, como o carvão ativado. Confira abaixo, o que é o filtro HEPA e como ele atua principalmente em aspiradores e purificadores.
Filtro de robôs aspiradores — Foto: Reprodução/WAP Abaixo, veja o índice com todos os tópicos que serão abordados no texto completo sobre o filtro HEPA:
- O que significa a sigla HEPA?
- Para que serve?
- Em quais eletrodomésticos a tecnologia está presente?
- Como o filtro funciona em aspiradores e purificadores?
- Qual é a eficiência comparada a outros métodos de filtragem?
1. O que significa a sigla HEPA?
HEPA é uma sigla para o termo em inglês “High Efficiency Particulate Air”, que em português significa “partículas de ar de alta eficiência”. A escolha do nome está relacionada com a eficácia da tecnologia na retenção de partículas como poeira, ácaros, pólen, bactérias, fungos, vírus, entre outras que podem representar riscos prejudiciais à saúde dos consumidores - principalmente aqueles com problemas respiratórios.
O filtro HEPA possui a capacidade de capturar esses elementos por causa das fibras de vidro presentes em sua composição. Ele surgiu na década de 1940 com o objetivo inicial de controlar contaminantes radioativos, mas com os avanços tecnológicos ao longo dos anos foi introduzido de maneira comercial em outras indústrias.
O propósito do filtro HEPA é fazer a retenção das impurezas presentes no ar de ambientes domésticos, hospitalares e até mesmo em meios de transporte, como na aviação. Em equipamentos como o robô aspirador, por exemplo, ele consegue remover partículas microscópicas, que são invisíveis ao olho nu. Por outro lado, nos aviões, o HEPA faz parte do sistema de ar-condicionado e pressurização, auxiliando na renovação e circulação de ar durante a viagem. Já em hospitais, o filtro ajuda a evitar contaminações por doenças.
Filtro HEPA para aspirador — Foto: Reprodução/Tramontina 3. Em quais eletrodomésticos o filtro está presente?
O filtro HEPA pode estar presente em diversos modelos de eletrodomésticos, como por exemplo:
- Robôs aspiradores
- Purificadores de ar
- Ar-condicionado
- Sistemas de climatização
4. Como funciona em purificadores e aspiradores
Todos os filtros HEPA funcionam através de três etapas, são elas:
- Interceptação: ocorre no momento em que fibra de vidro captura as partículas;
- Impacto: onde o espaço entre as fibras diminui e os elementos maiores ficam presos;
- Difusão: quando filtra a passagem de microrganismos.
A diferença entre os usos é que o purificador de ar realiza uma espécie de pré-filtragem antes de ativar o HEPA. Já no robô aspirador, ele impede que a sujeira chegue ao motor e cause danos ao equipamento. Se for lavável, é importante limpá-lo regularmente com uma escova macia, sem nunca utilizar o filtro molhado - além de fazer a troca de acordo com as orientações do fabricante. Porém, em ambos os aparelhos, o acessório remove as impurezas do ar e o devolve mais limpo ao ambiente onde atua.
Filtro HEPA está presente em aspiradores — Foto: Reprodução/Mercado Livre 5. Qual é a eficiência comparada a outros métodos de filtragem?
O filtro HEPA é um acessório capaz de eliminar 99,97% das partículas de até 0,3 micrômetros com eficiência. Em comparação ao filtro de carvão ativado, por exemplo, há algumas diferenças. O método com carvão é ideal para lidar com elementos gasosos, como fumaça e vapores ao se livrar de odores indesejados. Porém, o carvão não consegue remover as partículas sólidas da mesma forma que o HEPA.
Atualmente, existem alguns equipamentos que combinam as duas tecnologias para maior eficácia durante a filtragem, como purificadores de ar e sistemas de climatização. Ao selecionar estes aparelhos, o usuário precisa considerar o local onde eles serão utilizados, o nível de poluição e de sujeira do ambiente. Além de seguir as orientações de manutenção, limpeza e troca de peças especificadas pelo fabricante.
Assista no vídeo abaixo: qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
29
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/n/G/e8Pfe6TEeAVuv06DVuWw/captura-de-tela-2026-01-21-090231.png)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/P/L/tSYEpkR0CzFmkF4D0bfQ/captura-de-tela-2026-01-09-090852.png)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro