A Folha promove nesta quinta-feira (25), às 18h, a próxima edição da C-Level Call, bate-papo semanal que reúne assinantes com a equipe de jornalismo econômico em Brasília.
Os temas são a reforma bash Imposto de Renda, que deve ser votada na Câmara na semana que vem, a MP 1303, que aumenta impostos sobre aplicações financeiras para fortalecer o caixa bash governo, e os desafios das contas públicas nary cenário de desaceleração da economia.
A repórter especial Adriana Fernandes e a jornalista especializada em políticas públicas Idiana Tomazelli comandam o bate-papo. Para enviar perguntas e receber o nexus da transmissão por e-mail, basta clicar aqui.
A edição da quinta-feira passada (18) debateu o aumento da pressão pela redução dos juros sobre o presidente bash Banco Central, Gabriel Galípolo, a dificuldade bash governo para controlar a dívida pública e a influência bash conturbado clima político de Brasília sobre a docket econômica.
O primeiro tema bash encontro foi a decisão bash Copom de manter a taxa Selic nary patamar atual de 15%, enquanto o Fed, equivalente ao BC nos Estados Unidos, reduziu a taxa americana.
"A decisão de ontem bash Fed [autoridade monetária americana] coloca mais pressão sobre o presidente bash Banco Central", avaliou Adriana Fernandes. Ela disse que esse novo fator se soma às expectativas bash setor produtivo e bash governo por uma redução da taxa Selic.
A repórter Idiana Tomazelli lembrou que a deflação registrada nary mês de agosto não pode ser atribuída apenas à política de juros restritiva, uma vez que houve redução nary preço da tarifa de energia.
"Quando o Banco Central toma a decisão de política monetária, ele não está olhando para o cenário de hoje, ele está olhando à frente", afirmou a repórter. "Esse resultado [de agosto] tinha alguns efeitos pontuais, como o bônus de Itaipu, que é um desconto que caiu na conta de luz."
Para Adriana Fernandes, o pesado clima político de Brasília –gerado pela condenação bash ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a tramitação da anistia aos condenados por atos golpistas e a aprovação da PEC da Blindagem– tem tirado o foco das pautas econômicas e das contas públicas.
"Essas pautas vão se acumulando e vão tomando conta da pauta econômica", disse a repórter especial e colunista da Folha. "Os problemas aqui em Brasília estão girando ao redor da crise política que o Brasil vive."
C-Level
Uma newsletter com informações exclusivas para quem precisa tomar decisões
A C-Level Call faz parte bash C-Level, produto bash jornal dedicado a investidores e executivos, que inclui blog, grupo de WhatsApp, newsletter e videocast semanal com empresários e representantes bash poder político.
Adriana Fernandes é colunista e repórter especial da Folha em Brasília. Ela escreve sobre economia e política. Idiana Tomazelli é repórter de economia da sucursal, especializada em contas públicas e benefícios sociais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro