1 semana atrás 2

Francesa que cuida sozinha de fazenda é retrato da oposição ao Mercosul

A fazenda de Anaïs está dentro da média francesa. Segundo o último recenseamento agrícola do país, o tamanho médio das propriedades agrícolas é de 69 hectares. O mesmo vale para o rebanho. Essas pequenas propriedades abrigam cerca de 17 milhões de cabeças de gado, contra quase 238 milhões no Brasil. Essa disparidade de escala, somada às exigências europeias, está no centro da revolta do setor na França.

"Ter minha própria empresa"

Com um Brevet Professionnel d'Exploitation Agricole, o que equivale a um curso técnico em agropecuária no Brasil, e um mestrado profissional em gestão empresarial, Anaïs iniciou o negócio em 2018 com um empréstimo de 200 mil euros, cerca de R$ 1,25 milhão, que terminará de pagar em 2029. "Meu objetivo sempre foi trabalhar por conta própria, ter minha própria empresa", explica Anaïs, cuja família tem ligação com o campo. O pai exercia duas profissões: açougueiro e produtor rural.

Seu primeiro cliente? O açougue do pai, que comprava a carne de vitela (veau gras). Depois de algumas dificuldades, em parte por causa do gado ferrandaise, raça que a França trabalha para salvar da extinção, mas que vale menos do que o limousin e o charolais, ela reestruturou o negócio em 2023. Primeiro, iniciou cruzamentos entre ferrandaise e limousin. Depois, passou a fornecer carne de vitela apenas no verão, entre agosto e outubro, reduzindo o fardo de alimentar diariamente 30 bezerros. A outra parte do gado jovem, os bezerros desmamados, é vendida para a Espanha e a Itália, onde o gado é engordado.

Sete dias por semana, 365 dias por ano

No inverno, Anaïs adota uma rotina que define como "de escritório", que começa ao nascer do sol, pouco antes das 9 horas, e só termina à noite. São sete dias por semana, 365 dias por ano. Desde que abriu o negócio, Anaïs tirou apenas uma semana de férias: em 2023, para comemorar os 35 anos ao lado do companheiro, na Islândia. Sem filhos, ela conta com a ajuda dele nos fins de semana. "Se ele quiser me ver, tem que vir para a fazenda."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro