5 meses atrás 6

Franquia ou negócio próprio? Como saber qual é a melhor opção

Empresário pode ter mais autonomia para operar negócio próprio em relação a uma franquia. Décio Pecin, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), explica que nas franquias é preciso seguir normas e padrões, o que garante uniformidade da rede. "Ao abrir um restaurante (pelo modelo de negócio próprio), o empresário coloca o que quiser no cardápio. Se vai abrir um restaurante de uma marca conhecida de franquia, não pode colocar o que quiser no cardápio, sequer pode mudar os ingredientes das receitas que são colocados. (...) Tem gente que entra no sistema de franquias e quer fazer o que bem deseja e isso não é possível", explica.

Se você está mais avesso a riscos, de abrir negócio e diminuir riscos, eu indicaria a franquia. Se você é uma pessoa avessa a padrões, de seguir à risca padrões, é difícil a convivência no mundo das franquias. Décio Pecin, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising)

Suporte é uma das vantagens da franquia. E os detalhes do que é oferecido já devem ser explicados antes de fechar o negócio, por meio da Circular de Oferta de Franquia. Por meio dela, devem ser apresentados uma série de documentos, como balanços financeiros dos últimos dois exercícios, relação completa de todos os franqueados com nomes, endereços e telefones - inclusive daqueles que foram desligados nos últimos 24 meses.

A vantagem de você ter uma franquia é que você está comprando um atalho, a experiência prévia dessa marca, está comprando a experiência prévia desse treinamento, desse suporte. Marcas de franquias têm índices muito melhores de inauguração e vida. As marcas que não são franquias, são marcas que têm risco maior de não dar certo. Não que, ao adquirir franquias, vai ter 100% de certeza que vai dar certo.
Décio Pecin, vice-presidente da ABF

Franquia Homenz surgiu como negócio próprio e depois se tornou franquia
Franquia Homenz surgiu como negócio próprio e depois se tornou franquia Imagem: Divulgação

Franquia começou como negócio próprio e só fez mudança três anos depois. A Homenz, rede de estética e saúde masculina, foi criada em 2019 em Uberaba (MG) como negócio próprio. No ano seguinte, foi aberta uma segunda unidade em uma cidade vizinha, o que possibilitou testar sistemas e desenvolver a gestão à distância da rede, explica Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz. Em 2021, foi criada a rede de franquias e o negócio foi crescendo - no ano seguinte já havia 15 franquias e hoje são 150. "Minha meta pessoal é ter 500 clínicas. Mas a meta de Homenz é fechar o ano com 200 unidades", conta.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro