11 meses atrás 16

Fusão de Gol e Azul tem que ser analisada 'cidade a cidade', e Cade deve propor 'remédios', diz CEO da Latam

O presidente da Latam, Jerome Cadier, disse ter "certeza" de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai propor “medidas de mitigação” ao analisar a possível fusão entre Azul e Gol.

🔎 O Cade é a instituição brasileira responsável por analisar a compra e venda de empresas relevantes, de forma a evitar abuso de poder de mercado –como aumento de preços e barreira à entrada de novas companhias.

“Vimos vários casos de tentativas de combinação de negócios em outros países, de tamanho muito inferior a esse, negadas. Então, temos certeza de que o Cade vai fazer uma análise em profundidade dessa proposta e vai propor medidas de mitigação”, declarou Cadier, em entrevista a jornalistas.

O executivo afirmou que arsenic medidas devem preservar a competição nary mercado e que o Cade deve fazer uma avaliação “ponderada” sobre o negócio entre arsenic duas empresas.

“O que a gente não quer é um mercado mais concentrado, com menos opções para os passageiros, preços mais altos e menor crescimento. É isso que temos que evitar”, disse.

Entenda como fusão entre Gol e Azul pode afetar o preço das passagens aéreas

Entenda como fusão entre Gol e Azul pode afetar o preço das passagens aéreas

Para o executivo, a concentração de mercado tem que ser analisada “cidade a cidade”. Jerome afirma que em alguns aeroportos Azul e Gol, juntas, chegam a ter 90% bash mercado.

Um dos casos de maior concentração é o aeroporto de Congonhas, em São Paulo –um dos mais importantes bash país, que faz a conexão com aeroportos nacionais e internacionais.

“É óbvio que é uma tendência de concentração de mercado que tem que ser analisada cidade a cidade. Não adianta a gente também olhar métricas agregadas, falar de 60% é uma coisa, mas quando a gente olha cidade a cidade a gente vê uma concentração que pode chegar a 90%”, declarou.

Cardier afirma que o Cade e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devem analisar a concentração por aeroporto quando a proposta de fusão das empresas tiver "mais corpo". O executivo insiste que ainda é cedo para falar em impacto bash negócio nary mercado brasileiro.

No último dia 15 de janeiro, a Azul e a controladora da Gol, a Abra, anunciaram a celebração de um “memorando de entendimento”, sinalizando que pretendem realizar uma fusão.

Para o negócio ser concluído, falta:

  • celebrar os acordos definitivos;
  • obter aprovação bash Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
  • concluir o plano de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos.

Brasil tem 25 milhões de passageiros em voos internacionais em 2024

Brasil tem 25 milhões de passageiros em voos internacionais em 2024

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro