9 meses atrás 17

Game clássico é refeito por IA e você pode jogar agora de graça no PC

A Microsoft divulgou uma versão do clássico Quake 2 da ID Software gerada por sua Inteligência Artificial Muse e que pode ser jogada diretamente no navegador de Internet do seu PC. O grande avanço tecnológico é que não há um código de Quake 2 rodando em tempo real no game: cada quadro é gerado pela IA treinada em gameplays do clássico FPS, prevendo o que mostrar a seguir para o jogador. Para acessar o game, basta entrar no link (https://copilot.microsoft.com/wham?features=labs-wham-enabled), sem parênteses, confirmar ter mais de 18 anos e começar a jogar.

Vale lembrar que Quake 2, na versão remasterizada e completa, está à venda para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch e PC (Steam, Epic Games Store e GOG Galaxy), com preços a partir de R$ 29,95.

 Reprodução/Rafael Monteiro Demonstração técnica de Quake 2 rodando na inteligência artificial Muse pode ser jogada por alguns minutos no navegador — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Esta é uma demonstração técnica limitada da Microsoft que permite por volta de 2 minutos de gameplay antes de encerrar o acesso. A demonstração roda em uma pequena janela a uma resolução de 640 x 360p e ainda conta com vários problemas como muito atraso nos controles, além de não usar o mouse, e trazer inimigos borrados quando o usuário se aproxima deles. Jogadores podem usar as teclas W, A, S e D para se mover, as setas do teclado para controlar a mira, tecla F para atirar, tecla C para abaixar e Barra de Espaços para pular.

Quando a Microsoft revelou a IA Muse em fevereiro a empresa havia comentado que tinha intenção de utilizá-la para preservar jogos clássicos e trazê-los para plataformas modernas. O CEO do setor de games da Microsoft, Phil Spencer, comentou como esses modelos poderiam aprender completamente como um jogo funciona sem necessidade de executar o código original. No momento uma gameplay satisfatória ainda parece distante, mas a empresa tem um histórico de sucesso em novas tecnologias, como o Xbox Cloud Gaming para streaming de jogos.

É possível que o limite de tempo seja aplicado por um motivo semelhante ao da IA Oasis, que gera uma gameplay interativa de Minecraft a partir de uma foto, mas após alguns segundos começa a "alucinar" conteúdo que não deveria estar lá. A forma como a Muse consegue lidar com permanência é bastante impressionante, tanto do cenário quanto ao permitir que inimigos sejam atacados e permaneçam mortos.

A experiência da Microsoft foi postada pelo anfitrião do The Game Awards, Geoff Keighley, na rede social X (antigo Twitter) onde levantou polêmica entre jogadores reclamado da qualidade e do uso de IA generativa. O tópico de IA no momento ainda é bastante controverso por questões éticas, como direitos do conteúdo em que elas são treinadas, custo para o meio ambiente e possibilidade de perdas de emprego na indústria de games por substituição de trabalhadores.

 conheça 5 títulos

Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro