2 horas atrás 1

Gatonet vira multinacional com SAC, parcelado e até publi, diz investigador

Hoje [o gatonet] se estruturou de uma maneira não só tecnológica mas também organizada de modo empresarial para poder fraudar direitos de propriedade intelectual e causar dano ao consumidor (...) Tem uma estrutura para pagamento, tem o setor de atendimento ao cliente que nunca resolve nada, tem os setores para fazer a propaganda dessa TV Box, tanto em mídia pequena, como algumas páginas, como também nas redes sociais.
Paulo Benelli

O delegado detalha que o gatonet moderno opera com "servidores em outros países" que espelham o conteúdo de aplicativos legais, dificultando o trabalho das autoridades.

Para lidar com operações ilegais mais complexas, o combate à pirataria também evoluiu: na caixa de ferramentas para barrar os esquemas há desde rastreamento digital, operações conjuntas com polícias estaduais e federal e até a participação das forças de segurança de outros países, por meio de parcerias internacionais.

Os piratas digitais evoluíram para, como você disse, o IPTV e para a TV Box. Em vez de puxar um cabo do poste, colocaram servidores em outros países com filmes, com espelhos de aplicativos de televisão legal, para poder realizar essa distribuição.
Paulo Benelli

Helton Simões Gomes lembra que as TV Box são ilegais por não terem homologação da Anatel, que libera a venda de aparelhos de radiofrequência no Brasil.

Além de poder ficar sem o serviço contratado, o consumidor corre diversos riscos ao interagir com algum dos tentáculos do gatonet, diz Benelli. Estudos da Anatel mostram que muitas TV Box ilegais carregam malwares e abrem brechas para hackers acessarem o Wi-Fi de casa. Assim, podem ter acesso a aparelhos pendurados na rede doméstica.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro