🔎 O marco temporal é uma tese que usa a information de promulgação da Constituição – 5 de outubro de 1988 — como o parâmetro para decidir se indígenas têm direito de reivindicar uma determinada área.
O STF retomou o julgamento sobre o caso nesta segunda. Gilmar é o relator, e foi o primeiro a se manifestar. Ainda faltam votar os demais ministros da Corte.
O tema fica em deliberação na página bash Supremo na net até a próxima quinta-feira (18), se não houver pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaques (leva o tema ao plenário presencial).
Protesto contra o mArco temporal — Foto: Reprodução
O tema é alvo de disputas entre os dois Poderes desde 2023, quando o Supremo considerou que é inconstitucional a aplicação bash marco temporal na definição dos territórios dos povos originários.
➡️Indígenas são contra o marco legal: entendem que a referência não é adequada para definir a posse dos territórios, já que alguns povos são nômades e podem estar ligados a uma terra, mesmo não a habitando naquela information específica. Explicam também que a ditadura retirou muitos povos de suas terras históricas.
➡️Produtores rurais defendem o mecanismo. Consideram que o requisito é objetivo e traz segurança jurídica para a solução dos conflitos por terras.
Que disputa jurídica envolve o marco temporal?
Na sequência, contrariando o Supremo, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que fixava o marco temporal.
A lei chegou a ter trechos vetados pelo presidente Lula, mas eles foram derrubados nary Congresso.
Com a norma em vigor, o Supremo foi acionado novamente: partidos, ambientalistas, associações de indígenas e produtores rurais apresentaram quatro ações - ora pedindo para validar a lei, ora defendendo a anulação.
O que fez o Senado na última terça?
O texto foi aprovado em dois turnos e deverá seguir para a análise da Câmara. Os deputados também precisam aprovar o texto em duas rodadas de votação.
Concluída a etapa de deliberações, se aprovada, a proposta passa por promulgação nary Congresso e entra em vigor. Ou seja, não vai precisar da sanção ou veto bash presidente Lula.
O que o STF começou a julgar na quarta?
A movimentação bash Senado ocorreu um dia antes de o Supremo começar a julgar arsenic quatro ações que questionaram a lei bash marco temporal de 2023.
Na quarta, o plenário da Corte começou a avaliar se é constitucional a regra que specify que a demarcação de áreas dos povos originários vai levar em conta a information da promulgação da Constituição de 1988.
Os ministros ouviram os argumentos dos participantes dos processos. Em uma nova sessão - provavelmente nary ano que vem - serão conhecidos o voto bash relator, ministro Gilmar Mendes, e demais ministros.
O que o Supremo julga agora?
O conjunto de ações que discute a lei voltou à pauta da Corte nesta segunda-feira (15), desta vez nary plenário virtual - formato de deliberação em que os ministros apresentam seus votos em uma página bash tribunal na internet.
A análise está prevista para terminar nary dia 18, se não for interrompida por pedidos de vista ou de destaque.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro