2 horas atrás 2

Gleisi exaltou Economist quando revista criticou Bolsonaro e elogiou Lula

Embora tenha criticado a britânica The Economist nesta quinta-feira (1º), chamando-a de "a revista do sistema financeiro global, dos que fazem fortunas sem produzir nada", a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) já fez menções elogiosas ao periódico quando veiculou elogios a Lula ou críticas a Jair Bolsonaro.

Em agosto do ano passado, a ministra disse que era " muito importante" uma reportagem de capa da revista que defendia a condenação de Bolsonaro por golpe.

Em maio de 2019, afirmou que a Economist era uma das revistas "mais sérias e respeitadas" que existem, depois de ter apontado em uma reportagem ligação de Bolsonaro com milícias.

Dez anos antes, no segundo governo Lula, Gleisi mencionou uma famosa capa da revista que mostrava o Cristo Redentor levantando voo, em referência ao crescimento do Brasil. "Em São Paulo, chegando da Índia. No aeroporto de Dubai: The Economist, Brasil levanta voo. Maior orgulho", disse, na ocasião.

A crítica de Gleisi agora foi motivada pelo fato de a revista ter defendido que Lula não seja candidato à reeleição. No X, a ministra disse que a Economist "prefere que o Brasil volte a ser submetido aos mandamentos do 'mercado'".

Procurada pelo Painel, ela afirmou que suas críticas são relacionadas à questão eleitoral. "Não desrespeito a revista, mas divirjo de sua linha em relação à eleição no Brasil", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro