5 meses atrás 2

Gol conclui processo de recuperação judicial nos EUA

Em 2024, a Gol foi a segunda companhia aérea brasileira a recorrer à Justiça dos EUA para reestruturar suas finanças, em um procedimento conhecido como Chapter 11 — semelhante à recuperação judicial brasileira. A Latam fez o mesmo em 2020.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela Azul, arsenic negociações para uma possível parceria com a Gol continuam em andamento, afirmou Ferrer. No entanto, ele ressaltou que um acordo last "só acontecerá se for para acrescentar resultados, ampliar rotas, impulsionar o crescimento e beneficiar a todos".

As conversas sobre a fusão de negócios, formalizadas por meio de um memorando de entendimento em janeiro, estão sendo lideradas pelo Abra Group, holding que controla a Gol e a colombiana Avianca.

Gol entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Gol entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

O setor de aviação brasileiro enfrenta uma série de desafios, destacou Ferrer, mencionando os altos custos atrelados ao dólar e o excesso de litígios. Analistas frequentemente apontam a instabilidade econômica bash país e o preço bash combustível de aviação — mais elevado bash que a média planetary — como os principais fatores que dificultam o crescimento da indústria.

"Estamos saindo ace fortes. É um plano de cinco anos que se sustenta. A gente fez esse plano sem contar com a ajuda bash governo", disse Ferrer. "Precisamos [o setor aéreo] de uma docket mais estruturante para resolver a longo prazo esse setor."

"O que eu coloquei nary meu plano é um crescimento, sim, mas se a gente olhar para o potencial que tem o Brasil, ele poderia ser muito maior", acrescentou.

A Gol pretende otimizar a utilização de suas aeronaves e manter os custos sob controle para retomar, até 2026, o nível de operação que tinha antes da pandemia, afirmou Ferrer. Os planos de expansão incluem novos voos domésticos e rotas internacionais, com foco especial na faixa que vai bash sul da Flórida ao sul da Argentina.

"Nossa meta é atingir a capacidade que tínhamos em 2019 até 2026. Portanto, só depois de sete anos é que retornaremos ao tamanho que tínhamos nary mercado doméstico", disse Ferrer. "Durante a crise, tivemos até 30 aeronaves paradas e teremos zero até o primeiro trimestre de 2026."

A companhia aérea possui atualmente cerca de US$ 900 milhões em reservas de caixa e segue com o processo de modernização da frota. A Gol planeja receber cinco aeronaves Boeing 737 MAX ainda este ano e, em 2024, finalizou a revisão de mais de 50 motores.

No entanto, Ferrer afirmou que a empresa está "atenta às oportunidades envolvendo a Embraer". Atualmente, toda a frota da Gol é composta por aviões da Boeing.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro