3 horas atrás 4

Golpe 'Bença, tia': veja como funciona e o que fazer para não ser vítima

O golpe do “Bença, tia” se popularizou recentemente e tem como principais alvos pessoas idosas. A partir de uma ligação telefônica ou mensagem em aplicativo, o estelionatário se aproveita da boa-fé da vítima, que acredita conversar com um parente ou conhecido, para solicitar dinheiro sempre em um contexto de urgência. Por isso, é sempre importante desconfiar de contatos inesperados e nunca fornecer dados pessoais e sensíveis em uma conversa estranha. Nas próximas linhas, veja como funciona o golpe do 'Bença, tia' e o que fazer para não ser vítima.

 Mariana Saguias/TechTudo Golpe 'Bença, tia': veja como funciona e o que fazer para não ser vítima — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Golpe 'Bença, tia': veja como funciona e o que fazer para não ser vítima

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Golpe do 'bença, tia': como funciona?
  2. O que fazer no momento do golpe? Como identificar o crime?
  3. Caí no golpe do ‘bença, tia’, e agora? Veja o que fazer
  4. Como se proteger de golpes na internet

1. Golpe do 'bença, tia': como funciona?

O golpe do “bença, tia” utiliza a tática da engenharia social para explorar a confiança e extorquir vítimas, principalmente pessoas idosas. Ele começa com uma abordagem informal e afetuosa por telefone ou aplicativo de mensagens. O criminoso inicia a conversa com frases como “Oi, tia” ou “Bença, tia”, sem se identificar.

A vítima, tentando descobrir quem está falando, costuma mencionar instintivamente o nome de um parente. A partir daí, o golpista assume essa identidade e inventa uma situação urgente — como um carro quebrado ou necessidade de recarga de celular — para solicitar dinheiro.

 Reprodução/Freepik Vítima acredita estar em contato com um parente ou alguém próximo — Foto: Reprodução/Freepik

2. O que fazer no momento do golpe? Como identificar o crime?

Caso tenha recebido uma ligação ou mensagem suspeita com esse tipo de abordagem, o primeiro passo é manter a calma e não fornecer nenhuma informação pessoal. Se a pessoa não se identificar claramente e insistir para que você adivinhe quem é, isso já é um sinal de alerta.

Nesse caso, desligue imediatamente o telefone ou encerre a conversa pelo app de mensagens — e bloqueie o número. Se, por coincidência, ela usar o nome ou apelido correto de algum parente, entre em contato com essa pessoa por um canal confiável para confirmar se ela precisa realmente de ajuda.

 Mariana Saguias/TechTudo Veja sinais para identificar o golpe 'Bença, tia' — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Caí no golpe do ‘bença, tia’, e agora? Veja o que fazer

A primeira providência é registrar um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia da Polícia Civil mais próxima ou pela internet. Reúna o máximo de provas possível, como prints de mensagens, registros de chamadas e comprovantes de transferências bancárias — quanto mais detalhe e mais bem abastecida de provas a denúncia é, melhor será a investigação policial.

Também é importante entrar em contato com o banco ou instituição financeira envolvida para tentar bloquear a transação ou rastrear o destino do dinheiro. Além disso, busque orientação jurídica para entender se há possibilidade de reaver os valores perdidos.

 Mariana Saguias/TechTudo Registre um boletim de ocorrência (B.O.) denunciando o golpe — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

4. Como se proteger de golpes na internet

Uma das formas de se proteger de golpes na internet — e no caso do 'bença, tia' — é sempre desconfiar de um contato inesperado, mesmo que ele pareça familiar. Nunca forneça informações pessoais como número de documentos, dados bancários, senhas, códigos de verificação ou número de cartão por telefone, ou em conversas por apps de mensagem. Evite mencionar nome de algum parente ou amigo em conversas desconhecidas, pois, como vimos, o golpista pode assumir a identidade dessa pessoa para enganar a vítima.

Outra dica importante é ativar a verificação em duas etapas em aplicativos como WhatsApp, o que dificulta a clonagem de contas. Sempre confirme qualquer pedido de dinheiro diretamente com a pessoa envolvida e use um número conhecido para fazer o contato. Por fim, mantenha seu dispositivo com o sistema operacional atualizado e tenha instalado um bom antivírus.

 Mariana Saguias/TechTudo Desconfie de contatos inesperados — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Veja também: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro