2 dias atrás 4

Google testa alerta na tela contra golpes em chamadas de vídeo; veja como vai funcionar

Recurso desenvolvido em parceria com o Itaú vai mostrar aviso quando usuário abrir aplicativo do banco ou da Carteira do Google enquanto estiver compartilhando tela com alguém fora da lista de contatos.


  • O Google e o Itaú vão testar uma proteção contra golpistas que roubam senhas de banco ao induzir vítimas a compartilhar a tela do celular em chamadas de vídeo.

  • A novidade fará celulares mostrarem um alerta se o usuário abrir o aplicativo do Itaú ou da Carteira do Google ao compartilhar a tela com alguém fora dos contatos.

  • O dispositivo também vai exibir um botão para encerrar a ligação e interromper o compartilhamento de tela com um único toque.

  • O recurso será liberado para aparelhos a partir do Android 11.

Notificação do Google contra golpes de compartilhamento de tela — Foto: Divulgação/Google

O Google e o Itaú vão testar uma proteção contra golpistas que roubam senhas de banco ao induzir vítimas a compartilhar a tela do celular em chamadas de vídeo.

A novidade fará celulares mostrarem um alerta se o usuário abrir o aplicativo do Itaú ou da Carteira do Google enquanto compartilhar a tela com alguém fora de sua lista de contatos.

O dispositivo também vai exibir um botão para encerrar a ligação e interromper o compartilhamento de tela com um único toque.

O recurso foi anunciado na quarta-feira (12) e será liberado para aparelhos que estão a partir com sistemas a partir do Android 11.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Segundo o Google, o objetivo é interromper uma situação de alto risco que costuma ser induzida em golpes de fraude e engenharia social.

"O cerne da proteção é evitar que o fraudador veja a tela do banco e guie o usuário para efetivar alguma transação ou acabar revelando dados pessoais sensíveis no processo", disse a empresa.

"Sabendo que os golpistas frequentemente tentam induzir as vítimas a realizar ações arriscadas durante chamadas telefônicas, este novo recurso adiciona uma etapa extra de segurança para aplicativos financeiros".

O golpe do compartilhamento de tela já fez várias vítimas no Brasil.

O golpista alegou que a vítima tinha recebido R$ 20 mil em uma ação movida por ela na Justiça e a induziu a entrar na conta dela para verificar se tinha recebido o valor.

A orientação é não compartilhar a tela do celular nem revelar senhas de banco para desconhecidos. O Google disse que pretende levar essa proteção para o maior número possível de usuários e que qualquer banco ou empresa de pagamentos poderá adotar a solução.

 saiba como se proteger

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro