A série Muito Esforçado (2025) é o novo sucesso do Amazon Prime Video e, se você terminou de assistir com aquela sensação de “quero mais”, a boa notícia é que o universo das séries escolares é vasto. O seriado estrelado por Benito Skinner (Mais que Amigos) ganhou destaque nas últimas semanas ao mostrar a descoberta da sexualidade do protagonista, Benny. Entretanto, ela não é a única produção a retratar a vida universitária. Das salas de aula do ensino médio às repúblicas universitárias, histórias sobre juventude, amadurecimento, descobertas sexuais e desafios acadêmicos ganham diferentes tons — desde o realismo até o exagero da comédia.
Entre clássicos como a aclamada série musical Glee (2009) e a instigante Gossip Girl (2007), e estreias recentes como Gen V (2023) e Abbott Elementary (2021), o TechTudo reuniu 12 produções que mergulham no universo acadêmico — além de um bônus que, embora não seja escolar, marcou gerações. Essas produções estão disponíveis em serviços de streaming como Netflix, HBO Max e Disney+. Se você gosta de acompanhar jovens enfrentando dilemas existenciais com humor, crítica ou até superpoderes, essa seleção é para você.
Skins foi uma das séries adolescentes de maior sucesso nos anos 2000 — Foto: Divulgação/IMDB A seguir, você verá a sinopse, elenco e repercussão das seguintes séries escolares e universárias:
1. A Vida Sexual das Universitárias (2021)
Criada por Mindy Kaling (The Office) e Justin Noble (Couples Night), a série acompanha quatro jovens de 18 anos que iniciam a vida universitária no Essex College, em Vermont. Kimberly, uma jovem com pais conservadores e superprotetores; Bela, uma descendente de imigrantes que é aspirante a comediante; Leighton, uma patricinha que está entendendo sua sexualidade; e Whitney, a filha de uma senadora e estrela do futebol, são obrigadas a dividir dormitório. Com passado totalmente diferentes, elas vão estreitar as amizades enquanto exploram a sexualidade e enfrentam os desafios de estar em uma universidade.
Estrelado por Pauline Chalamet (Minecraft), Amrit Kaur (A Rainha dos Meus Sonhos), Alyah Chanelle Scott (Hal & Harper), Reneé Rapp (Meninas Malvadas), Betti (Insight) e Mekki Leeper (Na Mira do Júri), a série foi bem recebida pela crítica e pelo público. No Rotten Tomatoes, a produção tem 73% de aprovação e nota 7,7 no IMDb. Com três temporadas, a produção está disponível para os assinantes da HBO Max.
Em "A Vida Sexual das Universitárias", as personagens lidam com questões de identidade, estudo, relacionamentos amorosos, amizades e mais — Foto: Reprodução/HBO Max Criada por Seth Rogen (O Estúdio), Evan Goldberg (Superbad - É Hoje) e Eric Kripke (Supernatural), a produção é um spin off de The Boys (2019). A produção acompanha jovens super-heróis que estudam na Universidade Godolkin, administrada pela Vought International. O objetivo dos alunos é conquistar contratos nas grandes cidades. Entretanto, além de entender a utilidade de seus poderes na sociedade, eles passam por desafios físicos, morais e sexuais, enquanto investigam um grande segredo por trás da fachada da grande universidade.
A série é estrelada por Jaz Sinclair (O Mundo Sombrio de Sabrina), Lizze Broadway (American Pie: Meninas ao Ataque), Maddie Phillips (Caçadoras de Recompensas), London Thor (Lady Bird), Derek Luh (Shining Vale), Chance Perdomo (After - Depois do Desencontro) e Asa Germann (Two Little Boys). Tão violenta quanto sua série mãe, a produção conquistou a crítica com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,7 no IMDb. Ela está disponível para os assinantes da Amazon Prime Video.
Gen V é uma adaptação original do Prime Video — Foto: Divulgação/IMDb Criada por Dan Harmon (Rick and Morty), a série acompanha Jeff Winger (Joel McHale), um advogado que precisa voltar aos estudos após ter o diploma invalidado. Para isso, ele se matricula na fictícia Universidade Comunitária de Greendale. Ao tentar impressionar uma colega, ele cria um grupo de estudos de espanhol que acaba reunindo um grupo de estudos nada convencional formado por Abed Nadir, Troy Barnes, Pierce Hawthorne, Britta Perry, Annie Edison e Shirley Bennett.
A sitcom é aclamada pela crítica e pelo público. Estrelada por Joel McHale (The Soup), Danny Pudi (Powerless), Donald Glover (Atlanta), Chevy Chase (Férias Frustradas), Gillian Jacobs (Invencível), Alison Brie (Glow) e Yvette Nicole Brown (Drake & Josh), a série recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,5 no IMDb. Atualmente, ela não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Community é uma série especial para fãs de Rick and Morty porque as duas produções foram criadas por Dan Harmon — Foto: Reprodução/IMDb 4. Cara Gente Branca (2017)
Criada por Justin Simien (Mansão Mal-Assombrada), a série é baseada no filme homônimo de 2014 do mesmo criador. A produção acompanha um grupo de estudantes negros em Winchester, uma prestigiada universidade da Ivy League com maioria branca, onde um grupo de estudantes negros enfrenta diferentes formas de racismo, tensões sociais e disputas políticas. Em uma espécie de antologia, cada episódio foca em um personagem, revelando como cada um lida com identidade, ativismo e desigualdade dentro do campus.
Protagonizada por Logan Browning (The Perfection), Brandon P Bell (Missão: Impossível 3), DeRon Horton (Levantando Poeira), Antoinette Robertson (The Blackening), Ashley Blaine Featherson-Jenkins (A Primeira Barbie Negra) e John Patrick Amedori (Exorcistas do Vaticano), a série foi aclamada pela crítica. Com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb, ela está disponível na Netflix.
Cara Gente Branca (2017) é baseado no filme de mesmo nome de 2014 — Foto: Reprodução/IMDb A série de terror e comédia foi criada por Ryan Murphy (Grotesquerie), Brad Falchuk (American Horror Stories) e Ian Brennan (Hollywood). A trama acompanha uma sequência de assassinatos misteriosos dentro de uma universidade dos Estados Unidos, onde um assassino mascarado aterroriza os membros de uma irmandade feminina. A semi-antologia visa ser uma paródia de terror slasher.
Scream Queens começou bem, mas acabou perdendo audiência — Foto: Divulgação/IMDb O drama universitário criado por Patrick Sean Smith (Dolly Parton: Tocando o Coração), a trama se passa na fictícia Universidade Cyprus-Rhodes. Rusty Cartwright (Jacob Zachar) é um calouro nerd que decide se reinventar ao entrar para uma fraternidade. Ao tentar deixar a antiga imagem para trás, ele entra em conflito com a irmã popular, Casey (Spencer Grammer), que domina o sistema de fraternidades da universidade.
A trama é estrelada por Jacob Zachar (Tá Dando Onda), Spencer Grammer (Roommate Wanted), Scott Michael Foster (As Escolhas do Amor), Jake McDorman (Aquamarine), Paul James (Trilha Sonora) e Amber Stevens West (Anjos da Lei 2). Com humor leve e conflitos típicos da vida universitária, o drama agradou a crítica, somando 75% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb. No momento, ela não está disponível nos streamings.
Em 2016, foi anunciado que Greek (2007) ganharia um filme com o reencontro da turma, mas a ideia foi descartada em 2017 — Foto: Divulgação/IMDB Criada por Judd Apatow, a sitcom acompanha a vida de calouros em uma universidade fictícia na Califórnia. A trama gira em torno de Steve Karp, que inicia a faculdade ao lado de colegas e enfrenta desafios típicos da juventude. A situação se complica quando seu pai recém-divorciado, interpretado por Loudon Wainwright III, decide se aproximar e passa a conviver no ambiente universitário.
A trama é estrelada por Jay Baruchel (Ela É Demais pra Mim), Carla Gallo (Bones), Charlie Hunnam (Rei Arthur: A Lenda da Espada), Monica Keena (O Homem da Casa), Seth Rogen (Festa da Salsicha) e Loudon Wainwright III (Força-G). A produção é aclamada pela crítica, somando 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb. No momento, ela não está disponível nos streamings.
Durante as filmagens de Curso: Incerto (2001), Seth Rogen apresentou o roteiro do que seria o seu maior sucesso: Superbad: É Hoje (2007) — Foto: Divulgação/IMDb Criada por Lang Fisher (The Four Seasons) e Mindy Kaling (Oito Mulheres e um Segredo), a comédia acompanha Devi Vishwakumar, interpretada por Maitreyi Ramakrishnan, uma adolescente indiana-americana tentando mudar sua reputação na escola após a morte do pai. Para isso, ela se junta com as melhores amigas Fabiola Torres e Eleanor Wong para se descobrirem emocionalmente, além de conseguir conquistar o popular Paxton Hall-Yoshida.
Baseada na juventude de Mindy Kaling, a série é estrelada por Maitreyi Ramakrishnan (Red: Crescer é uma Fera), Lee Rodriguez (Class of Lies), Ramona Young (Santa Clarita Diet), Darren Barnet (Um Match Surpresa) e Jaren Lewison (Fazenda dos Cisnes). Com uma mistura de humor e dramas, como o luto, a produção conquistou 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,8 no IMDb. Ela está disponível na Netflix.
Paxton é o primeiro "crush" e namorado de Devi em Eu, Nunca — Foto: Divulgação/Netflix A série britânica criada por Laurie Nunn (Pregnant Pause) acompanha o adolescente Otis Milburn, interpretado por Asa Butterfield, filho da renomada psicóloga sexual Jean Milburn, que decide abrir uma clínica de terapia sexual na escola com os colegas Maeve, apesar de não ter experiência no assunto. Ao lado de Maeve e do melhor amigo Eric, Otis passa a oferecer conselhos para os colegas da escola fictícia Moordale, enquanto também enfrenta seus próprios dilemas emocionais, bem como sua paixão pela colega.
Estrelada por Asa Butterfield (O Lar das Crianças Peculiares), Gillian Anderson (Arquivo X), Ncuti Gatwa (Doctor Who), Emma Mackey (Morte no Nilo), Connor Swindells (Barbie), Aimee Lou Wood (The White Lotus) e Kedar Williams-Stirling (Shank), A série foi elogiada pela maneira como mescla comédia e os dramas dos personagens, passando por questões como aborto, assédio, gravidez e descobertas sexuais. Aclamada pela crítica, a série recebeu 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,2 no IMDb. Ela está disponível na Netflix.
Quarta temporada de Sex Education finaliza a série com narrativa madura — Foto: Divulgação/Netflix Clássica, a série musical e dramática foi criada por Ryan Murphy (Pose), Brad Falchuk (Irmãos Sun) e Ian Brennan (The Politician). A trama acompanha o professor Will Schuester, vivido por Matthew Morrison, na missão de revitalizar o coral da escola William McKinley, o Glee Club. Reunindo alunos populares e excluídos, o grupo passa a enfrentar obstáculos internos e externos, incluindo as sabotagens da treinadora de líderes de torcida Sue Sylvester, interpretada por Jane Lynch.
O drama musical é estrelado por Matthew Morrison (Uma Valsa de Natal em Paris), Jane Lynch (A Maravilhosa Sra. Maisel), Lea Michele (A Lenda de Oz), Cory Monteith (Monte Carlo), Chris Colfer (O Diario De Carson Phillips), Kevin McHale (True Blood), Amber Riley (Assistente Duas Caras) e Naya Rivera (Um Maluco no Pedaço). A série conquistou 70% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb. A trama está disponível para os assinantes da Disney+.
Elenco de Glee é formado por muitos artistas jovens — Foto: Reprodução/IMDb Criada por Josh Schwartz (O.C.: Um Estranho no Paraíso) e Stephanie Savage (Cidade em Chamas), a produção acompanha Serena van der Woodsen, que retorna a Nova York após um ano fora e causa agitação entre os adolescentes ricos do Upper East Side. No colégio, a trama mostra as tensões entre os jovens milionários que vivem cercados por luxos, segredos e jogos de poder. Serena enfrenta dramas familiares, reencontros turbulentos e um novo romance com Dan Humphrey, um garoto de origem humilde. Enquanto isso, a blogueira misteriosa conhecida como "Gossip Girl" divulga em tempo real todas as fofocas sobre o grupo, tornando impossível escapar da exposição.
A trama é estrelada por Blake Lively (Quatro Amigas e um Jeans Viajante), Leighton Meester (House, M.D.), Penn Badgley (You), Ed Westwick (Romeu e Julieta), Chace Crawford (The Boys), Kelly Rutherford (Pânico 3) e Matthew Settle (Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado). Com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,5 no IMDb, ela está disponível na Netflix e na HBO Max.
Gossip Girl é uma série adolescente que atraiu públicos de todas as idades — Foto: Dovulgação/IMDb 12. Abbott Elementary (2021)
Criada e estrelada por Quinta Brunson (A Black Lady Sketch Show), o mockumentary — produção que simula um documentário — acompanha um grupo de professores que enfrentam os desafios do sistema público de ensino em uma escola na Filadélfia. Janine Teagues, uma educadora no segundo ano de atividade otimista que tenta fazer a diferença, tenta mostrar um novo lado do sistema público para os colegas mais desacreditados. Mesmo diante da falta de recursos e do descaso institucional, Janine se une aos colegas para criar um ambiente positivo para os alunos. Tudo isso enquanto um novo professor substituto chega para mexer com o coração da protagonista.
A sitcom é estrelada por Tyler James Williams (Todo Mundo Odeia o Chris), Janelle James (Um Dia Daqueles), Lisa Ann Walter (Operação Cupido), Chris Perfetti (Mãe de Aluguel), Sheryl Lee Ralph (Mudança de Hábito 2 - De Volta ao Convento) e William Stanford Davis (Tudo Que Quero). Premiada pela crítica, a série conta com 99% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,2 no IMDb. Ela está disponível na Disney+.
Abbott Elementary é uma série de comédia com episódios de pouco mais de vinte minutos — Foto: Reprodução/IMDb Mesmo não sendo propriamente uma série com temática escolar, Muito Esforçado (2025) tem recebido constantes comparações com o clássico dos anos 2000 Skins (2007). A antologia britânica de Jamie Brittain (Beija-me Primeiro) e Bryan Elsley (Cumplicidade) acompanha diferentes gerações de jovens em Bristol, Inglaterra, explorando temas como sexualidade, drogas, saúde mental e conflitos familiares, abordando experiências reais e complexas, sempre do ponto de vista dos próprios jovens. Cada grupo de personagens é substituído a cada duas temporadas, com a sétima mostrando antigos protagonistas já adultos.
A série foi responsável por deslanchar nomes como Kaya Scodelario (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?), Nicholas Hoult (Nosferatu), Jack O’Connell (Pecadores), Hannah Murray (Game of Thrones) e Sean Teale (Doctor Odyssey). No Rotten Tomatoes, a série conta com 66% de aprovação do público e nota 8,2 no IMDb. No momento, ela não está disponível nos streamings.
Skins foi responsável por deslanchar nomes como Kaya Scodelario, Dev Patel e Nicholas Hoult — Foto: Divulgação/IMDb 🎥Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
9
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/T/3g6wJsTeA4cvP414DMHA/img-8332-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/o/kheIjPROupjjQIC8U8WQ/galaxy-a56-7.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro