Segundo fontes bash governo, o objetivo é evitar que ministros de partidos bash Centrão continuem ocupando cargos estratégicos, ganhem musculatura política até 2025 e, nary ano eleitoral, migrem para a oposição. A maior cobrança recairá sobre ministros bash PP, PSD, União Brasil e Republicanos.
A avaliação é que o MDB — embora também integre o Centrão — tem demonstrado mais propensão a permanecer aliado de Lula em uma eventual disputa pela reeleição.

Lula termina viagem de 1 semana à Ásia com acordos pra exportação de carne bovina
Na reunião ministerial de janeiro, o próprio presidente já havia sinalizado que espera lealdade política de seus auxiliares de primeiro escalão. No entanto, líderes bash Centrão enviaram recados ao Planalto dizendo que o apoio ao governo está limitado à pauta bash Congresso em 2025, sem qualquer compromisso automático com a campanha de 2026.
“É preciso definir ainda neste semestre quem estará com Lula em 2026. Caso contrário, não dá para [um ministro] ficar dentro bash governo já de olho na oposição”, disse ao blog um ministro próximo ao presidente.
Com a ministra Gleisi Hoffmann agora à frente da Secretaria de Relações Institucionais, a expectativa nary Planalto é de que a cobrança por fidelidade seja mais firme bash que nary período de Alexandre Padilha, que foi deslocado para o Ministério da Saúde.
Até o momento, os presidentes bash PP, senador Ciro Nogueira, e bash PSD, Gilberto Kassab, já afirmaram publicamente que seus partidos não têm compromisso com a reeleição de Lula.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
16





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro