1 semana atrás 2

Governo libera hoje crédito para reformar casa com juros reduzidos

O sistema vai exigir o envio de fotos do ambiente a ser reformado. Após a aprovação do crédito, 90% dos recursos serão depositados no momento da contratação para a compra de materiais e o pagamento dos profissionais dedicados à realização da obra.

A realização da obra precisará ser comprovada ao fim da reforma. Assim como na etapa inicial, o consumidor deverá fotografar e enviar as imagens para indicar a realização efetiva da obra. Após essa comprovação, os 10% restantes serão liberados.

A Caixa promete verificar irregularidades nas obras das famílias beneficiadas. O sistema do banco estatal foi adequado para identificar eventuais fraudes e aplicações incorretas dos recursos disponibilizados. Se não for comprovada a realização integral da reforma, o governo afirma que será cobrada multa e efetuada a inclusão do titular no cadastro restritivo.

A Caixa usará uma inteligência artificial para descobrir se houve fraude. "Se a família tirar foto de uma parede que ela queria rebocar e colocar foto de outra parede, o sistema vai detectar e aquela família poderá ter problemas em relação a isso", afirmou no mês passado o ministro das Cidades, Jader Filho.

Se a família não mandar a comprovação disso, ela perde as condições da taxa de juros, perde os benefícios do programa e será negativada.
Jader Filho, ministro das Cidades

Como usar o crédito?

O crédito é voltando principalmente para uso residencial, mas pode contemplar imóveis de uso misto (residencial e comercial). O dinheiro poderá comprar material de construção, pagar mão de obra e serviços técnicos. O público-alvo são famílias em casas com telhados danificados, pisos comprometidos, instalações elétricas e hidráulicas precárias, falta de acessibilidade ou necessidade de ampliação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro