O Palácio do Planalto colocou neste sábado (22) grades de proteção em torno da sede do governo como medida de garantir a segurança durante a caminhada de protesto comandada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
O parlamentar organizou uma passeata de cerca de 240 km contra as penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. O episódio ficou marcado pela destruição das sedes dos três Poderes, em Brasília.
As grades costumam ser colocadas durante manifestações ou eventos de rua realizados na Esplanada ou na praça.
Em nota, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) afirmou que as grades estão sendo utilizadas como medida de reforço em virtude da possibilidade de manifestações programadas em locais próximos à instalação presidencial.
O Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, costumava ficar cercado há dez anos, até que o presidente Lula (PT) ordenou a retirada definitiva da barreira em maio de 2023. Desde então, as grades são recolocadas em ocasiões específicas, quando é verificada a necessidade de reforço à proteção da sede.
Entre os exemplos recentes, está o dia da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), quando havia previsão de protestos contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
O parlamentar partiu na segunda-feira (19) de Paracatu, em Minas Gerais, e seguirá a Brasília, onde pretende chegar no domingo (25). Participantes da caminhada falavam em 400 apoiadores.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro