Ministros do governo Lula (PT) e parlamentares da base se manifestaram de modo conjunto nesta terça-feira (2) contra o texto relativo à proposta de redução da escala 6x1, apresentado pelo relator na Câmara, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE).
O texto apresentado reduz a carga-horária semanal para 40 horas mas mantém a possibilidade de o funcionário trabalhar seis dias na semana, o que vai na contramão da proposta do governo de reduzir a jornada para 5x2 —cinco dias de trabalho, frente a dois de descanso.
"O trabalho será prestado em até 6 (seis) dias da semana, sem prejuízo do repouso semanal remunerado", diz trecho do texto apresentado na Subcomissão Especial da Escala 6x1, da Câmara.
Pauta cara para o governo Lula e aposta para as eleições de 2026, a redução da jornada de trabalho é tema reforçado em discursos, pronunciamentos e ações da gestão neste momento do mandato.
A jornalistas, os ministros Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) anunciaram, ao lado de parlamentares aliados, o posicionamento do governo diante do novo texto.
"Nós fomos surpreendidos pelo relatório da subcomissão pelo fim da escala 6x1 e não acaba com a escala 6x1", disse Boulos. "O fim da escala 6x1 sem redução de salário é uma bandeira defendida pelo governo do presidente de Lula e nós vamos seguir defendendo no parlamento, na sociedade, nas ruas e dialogar com o conjunto dos parlamentares, porque é também uma pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira em todas as pesquisas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 dias atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro