A Dataprev, empresa estatal de tecnologia que gerencia dados de milhões de pessoas, anunciou nesta terça-feira (29) um projeto para permitir que brasileiros "vendam" seus dados para empresas em troca de dinheiro.
O Dataprev gerencia dados beneficiários do INSS e de programas de assistência social, por exemplo. O objetivo é permitir que os titulares tenham controle sobre seus dados, afirmou o presidente-executivo da estatal, Rodrigo Assumpção, no Web Summit Rio.
A iniciativa está em fase de estudos, mas o chefe do Dataprev acredita que, no início, não deverá existir uma opção para empresas identificarem pessoas específicas em um conjunto de dados.
"Acredito que o uso desses dados será menos para identificar indivíduos e mais para identificar tendências de mercado", afirmou.
Hoje, o Dataprev já intermedia contratos de empréstimo consignado entre instituições e beneficiários do INSS. Agora, a ideia é criar um meio para que os dados pessoais incluídos nesses contratos sejam usados por terceiros.
"Haverá uma opção para o indivíduo autorizar que os dados referentes a este contrato sejam colocados em uma carteira de dados e fiquem disponíveis para monetização", explicou Assumpção.
Em seguida, a soma de todos os dados liberados por uma pessoa seria oferecida para empresas.
Ainda de acordo com Assumpção, a ideia é que o titular dos dados tenha a opção de interromper o compartilhamento de suas informações a qualquer momento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro