8 meses atrás 14

Governo Trump remaneja chefe da imigração dos EUA após prisões e deportações ficarem abaixo do esperado

Caleb Vitello ocupava o cargo de forma interina e estava sob pressão para intensificar a fiscalização. Na semana passada, outras autoridades do ICE também foram remanejadas.

A ordem veio após Trump demonstrar frustração com os resultados das operações do ICE na primeira semana de governo. Na época, o serviço de imigração divulgava balanços diários de prisões nas redes sociais. Após a imposição da meta, a agência parou de publicar os dados.

O governo Trump afirmou que, a partir de agora, os balanços serão divulgados apenas mensalmente. No primeiro mês de gestão, 37,6 mil pessoas foram deportadas, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira. Os números estão abaixo da gestão Biden.

Nas últimas semanas, o ICE realizou diversas operações e batidas em residências para localizar imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. Grande parte das ações se concentrou nas chamadas "cidades-santuário", que possuem forte presença de imigrantes, como Chicago e Nova York.

O chefe do ICE durante o governo de Joe Biden criticou as operações, classificando-as como um "show" e acusando a atual gestão de prender imigrantes sem antecedentes criminais.

Trump prometeu deportar todos os imigrantes que vivem ilegalmente no país. Atualmente, o Pew Research Center estima que cerca de 11 milhões de estrangeiros residem nos Estados Unidos sem autorização.

Segundo a imprensa americana, um dos principais desafios para que Trump cumpra sua promessa de campanha é a falta de recursos e pessoal no ICE.

Agentes federais fazem operação para prender imigrantes ilegais nos Estados Unidos, em 26 de janeiro de 2025 — Foto: REUTERS/Rebecca Noble

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro