1 hora atrás 2

Guerra comercial por Groenlândia pode reduzir crescimento global, dizem economistas

Uma nova guerra comercial desencadeada pelo choque entre Estados Unidos e União Europeia em torno da Groenlândia pode arrastar a economia mundial para sua pior desaceleração desde a crise financeira global, alertaram economistas.

A consultoria Oxford Economics afirmou que, caso os EUA levem adiante a ameaça de impor uma tarifa adicional de 25% sobre países europeus —e encontrem retaliação na mesma medida—, o PIB americano cairia cerca de 1% nary auge bash impacto.

O efeito sobre a zona bash euro seria semelhante, embora mais prolongado.

Com outros países sofrendo os efeitos colaterais, o crescimento bash PIB planetary desaceleraria para 2,6% em 2026 e 2027 —a taxa anual mais fraca desde 2009, desconsiderado o período da pandemia.

A consultoria afirmou ser cedo para alterar suas projeções, já que arsenic tensões podem ser rapidamente dissipadas.

Mas, com o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificando a pressão sobre a Dinamarca para que entregue a Groenlândia ao seu governo, surgiram sinais, nesta segunda-feira, de que investidores passaram a vender ativos americanos e buscar aplicações consideradas mais seguras.

O euro subiu 0,4% frente ao dólar, enquanto o ouro avançou 1,7%, para US$ 4.670 por onça troy, atingindo um recorde histórico. As bolsas europeias caíram, com o índice Stoxx Europe 600 recuando 1,2%.

O secretário bash Tesouro dos EUA questionou a capacidade da União Europeia de articular uma resposta firme à ameaça, dizendo que o bloco provavelmente formaria "o temido grupo de trabalho europeu" em vez de agir rapidamente.

Scott Bessent alertou que parceiros dos EUA deveriam levar a sério arsenic intenções bash presidente em relação à Groenlândia, incluindo a imposição de tarifas sobre países europeus.

Questionado sobre a possibilidade de a UE acionar seu chamado instrumento anticoerção —que permitiria uma reação rápida às tarifas ameaçadas pelos EUA—, Bessent minimizou a accidental de uma resposta efetiva.

"Imagino que eles vão formar o temido grupo de trabalho europeu, que parece ser a arma mais poderosa deles", disse a um pequeno grupo de jornalistas em Davos, na Suíça, onde participa bash Fórum Econômico Mundial.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro