7 meses atrás 14

Haddad fala sobre no arcabouço no X: 'Estão tentando distorcer o que falei'

O ministro deu a declaração ao comentar a fala recente da ministra do Planejamento, Simone Tebet, de que o próximo presidente não conseguirá governar com o atual arcabouço, de modo que, segundo ela, o País tem que aproveitar a janela de oportunidade do ano que vem para avançar num ajuste estrutural das contas públicas.

"Se você projetar no médio e longo prazo, você vai ver que ainda as partes podem não caber no todo do arcabouço. Então, desse ponto de vista, eu comungo com essa perspectiva", comentou Haddad. "Ninguém discorda que você vai ter que fazer ajustes na máquina. Você está pilotando um carro, você não vai até o seu destino sem parar numa mecânica, sem pôr gasolina. Você vai ter que fazer reparos na máquina para andar bem. Mas eu penso que do ponto de vista da arquitetura, eu estou confortável com o modelo atual", acrescentou.

Haddad reforçou, durante o evento do Valor, o compromisso com a meta do arcabouço. "Nós vamos continuar perseguindo as metas que foram estabelecidas. Nós confiamos no desenho que foi feito em 2023. Podíamos ter que alterar, isso não teria sido pecado nenhum. O erro é não mudar quando você vê uma necessidade. Ninguém é teimoso diante de uma evidência", declarou.

Ele pontuou que o ambiente criado pelo governo tem rendido bons resultados, sendo assim favorável ao cumprimento da meta. Frisou, contudo, que o ajuste das contas públicas não depende apenas de sua pasta. "Não vai ser um ministério que vai salvar o País. Isso é uma harmonia entre os Três Poderes. Nós dependemos muito do Legislativo para continuar perseguindo essas metas", assinalou o ministro.

Haddad observou também que o governo poderia ter gasto entre R$ 16 bilhões e R$ 17 bilhões a mais no ano passado se não estivesse mirando o centro da meta, de zerar o déficit das contas primárias. "Eu prefiro responder pelo que eu fiz, para dar uma sinalização do que nós pretendemos fazer", disse o ministro ao responder se o governo fará, se necessário, bloqueios e contingenciamento para perseguir o mesmo objetivo neste ano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro