8 meses atrás 107

Hamas confirma três libertações no sábado; Cruz Vermelha diz estar 'muito preocupada' com situação dos reféns em Gaza

Os reféns que serão libertados são:

  • Sagui Dekel-Chen, cidadão americano-israelense;
  • Alexandre Sasha Troufanov, russo-israelense;
  • e Iair Horn, israelense.

Troufanov será libertado pela Jihad Islâmica, grupo terrorista palestino aliado do Hamas. Veja as fotos dos reféns abaixo. Como contrapartida, Israel deve libertar 369 prisioneiros palestinos, segundo o escritório de mídia do Hamas.

Sagui Dekel Chen, Sasha Truvanov e Iair Horn (da esquerda para direita), reféns israelenses que serão soltos pelo Hamas em 15 de fevereiro de 2025. — Foto: Movimento 'Bring Them Home Now' via Reuters

O anúncio abaixa o clima das tensões entre Israel e Hamas e veio após dias de incerteza sobre a manutenção do cessar-fogo, após acusações cruzadas de violação dos termos e a suspensão do Hamas "até nova ordem" nas entregas de reféns. As diferenças foram resolvidas nesta quinta-feira graças a intensos esforços de mediadores egípcios e cataris nesta semana para manter o acordo apoiado pelos EUA.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que atuou nas trocas de reféns por prisioneiros entre o Hamas e Israel, afirmou nesta sexta-feira que está "muito preocupado" com a situação dos sequestrados que permanecem em Gaza.

"As últimas operações de libertação reforçam a necessidade urgente de que o CICV possa ter acesso aos reféns. Estamos muito preocupados com a situação dos reféns", afirmou a Cruz Vermelha em um comunicado na rede social X.

A preocupação da Cruz Vermelha, que intermedia as libertações dos reféns com o Hamas em Gaza, se dá pelo aspecto físico, de extrema magreza, dos três reféns libertados no último sábado (8), que chamou atenção e causou fúria em Israel. Veja aqui um antes e depois e também no vídeo abaixo.

Hamas 'exibe' reféns em palco antes de devolvê-los

Hamas 'exibe' reféns em palco antes de devolvê-los

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro