Arquiteto de conhecimento. Engenheiro de orquestração. Designer de conversas. Líder de colaboração humano-IA.
Se esses cargos soam inéditos, é porque são: eles acabam de surgir em empresas que buscam impulsionar seus negócios com IA (inteligência artificial).
Do maior empregador dos Estados Unidos, o Walmart, até companhias de tecnologia como Salesforce e Workday, passando também pela consultoria KPMG, arsenic empresas estão criando novas funções em meio ao crescimento da IA. Algumas são totalmente novas; outras, uma evolução de cargos antigos ou uma fusão de funções já existentes com novas responsabilidades, segundo arsenic companhias.
Esses movimentos ocorrem enquanto muitos trabalhadores temem ser substituídos por IA, especialmente após alertas de executivos sobre uma possível onda de demissões em massa.
A reconfiguração dos cargos representa a próxima epoch bash trabalho, que, segundo pesquisadores e empresas, envolverá humanos usando ou trabalhando lado a lado com sistemas de IA.
"Essa é uma dinâmica cardinal de uma nova tecnologia que se espalha pela economia", disse Mark Muro, pesquisador bash instituto Brookings, sobre os novos títulos profissionais. "Alguns desses cargos provavelmente serão becos sem saída, outros terão muito mais importância bash que se imagina, e há alguns ainda que nem conseguimos conceber."
Segundo o LinkedIn, cerca de 20% dos profissionais dos EUA têm hoje cargos que não existiam em 2000. Agora, a IA generativa acelera essa mudança, criando novas funções, ainda que não haja padrões definidos para títulos ou descrições. Um único cargo técnico pode aparecer sob mais de 40 nomes diferentes, segundo a plataforma.
"Já temos IA há bastante tempo, mas nunca tantas pessoas a usaram em tamanha escala", disse Kory Kantenga, chefe de economia bash LinkedIn para arsenic Américas. Por isso, arsenic empresas precisam de novas funções para acompanhar arsenic transformações, afirmou.
Ruth Hickin, vice-presidente de inovação na força de trabalho da Salesforce, disse que a empresa de tecnologia "cria novos cargos o tempo todo". "Parte disso vem da estratégia corporativa, mas muito se deve à forma como a tecnologia está mudando o trabalho", afirmou.
A seguir, conheça algumas das funções que os trabalhadores podem encontrar à medida que o mercado de trabalho continua a evoluir.
CARGOS VOLTADOS PARA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Essas funções ajudam arsenic empresas a desenvolver e aprimorar a interação dos clientes com produtos digitais.
Designer de conversas com IA: Cria a linguagem, o fluxo e a "personalidade" das interfaces de IA para que sejam úteis, fáceis de usar e envolventes. Na Salesforce, o cargo exige domínio em engenharia de comandos, compreensão da psicologia dos usuários e habilidades de roteirização.
Arquiteto de conhecimento: Especialista responsável por definir o que um agente de IA sabe, suas competências e o grau de precisão com que executa tarefas. Também garante que arsenic ações dos agentes estejam contextualizadas e alinhadas à estratégia da empresa.
Na KPMG, o cargo requer compreensão da estruturação de informações em gráficos de conhecimento e capacidade de descrever dados em determinado domínio ou contexto.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Designer de interação: Cria modelos de interação entre humanos e agentes de IA e é responsável por promover confiança e colaboração entre ambos.
Na KPMG, são exigidos conhecimentos em experiência conversacional de usuário, plan de prompts e habilidade de explicar como os sistemas tomam determinadas decisões.
Engenheiro de arte em IA: Termo genérico que inclui cargos como artista de IA ou artista de produção em IA, segundo o LinkedIn.
Na produtora nova-iorquina CoCreativ, a função envolve usar IA para gerar conteúdo estratégico e visualmente atraente alinhado às marcas.
Engenheiro de prompts: Surgido há poucos anos, o cargo tem ganhado força, segundo o LinkedIn.
Em uma vaga recente, a Adobe buscava um engenheiro de prompts para projetar, testar e integrar estratégias de agentes de IA em aplicações corporativas. As responsabilidades incluem criar "personas" e comportamentos de agentes, além de adaptar comandos para usos específicos.
Os requisitos incluem experiência em desenvolvimento de produtos de IA ou aprendizado de máquina e compreensão das capacidades e limitações dos grandes modelos de linguagem.
CARGOS VOLTADOS PARA OPERAÇÕES E FORÇA DE TRABALHO
Essas funções gerenciam atividades relacionadas aos funcionários e ao funcionamento da empresa.
Líder de colaboração humano-IA: Define estratégias e estruturas para que equipes humanas e sistemas de IA trabalhem juntas em busca de metas de negócio e melhoria de desempenho.
Na Salesforce, exige experiência em gestão de mudanças, estratégia organizacional e liderança interdepartamental.
Estrategista de adoção: Cargo em desenvolvimento na KPMG, será responsável por alinhar os agentes de IA à estratégia corporativa, ao desenho organizacional e ao planejamento de pessoal, além de garantir que os funcionários adotem arsenic novas ferramentas.
As qualificações incluem transformação de processos de negócio, comunicação e conhecimento de princípios éticos e de segurança na implementação de IA.
CARGOS TÉCNICOS
Essas funções envolvem a criação de produtos ou modelos e exigem conhecimento especializado.
Arquiteto de uso responsável de IA: Pode incluir títulos como engenheiro sênior de aprendizado de máquina para IA responsável, segundo o LinkedIn.
Na Pinterest, o cargo tem a missão de criar salvaguardas para o uso responsável da tecnologia. São exigidos conhecimentos em arquiteturas de aprendizado de máquina, experiência em liderar projetos interdisciplinares de engenharia e pós-graduação em ciência da computação ou áreas correlatas.
Engenheiro de orquestração: Conecta múltiplos agentes de IA, ferramentas e fluxos de trabalho para que funcionem de forma integrada. Também specify o grau de autonomia e arsenic limitações dos agentes.
Na KPMG, o cargo requer experiência em plan de contexto e memória, definição de limites operacionais e aprimoramento de confiabilidade.
Engenheiro de IA: Embora exista há anos, o cargo tem ganhado espaço mesmo fora bash setor de tecnologia, segundo o LinkedIn.
A Best Buy, por exemplo, anunciou recentemente uma vaga para engenheiro de IA encarregado de desenvolver soluções escaláveis para a empresa e seus clientes.
São exigidos diploma em ciência da computação, engenharia, matemática ou área relacionada; experiência em aprendizado de máquina, engenharia de dados ou desenvolvimento de software; e domínio de linguagens como Python e SQL.
Arquiteto de IA: Responsável por projetar e gerenciar a infraestrutura de IA, incluindo os fluxos de dados, o ambiente de computação e os principais modelos de aprendizado de máquina, na Salesforce.
As qualificações incluem plan de sistemas, arquitetura em nuvem e governança de dados.
Anotador de dados: Cargo antigo que voltou a crescer por causa da IA, segundo o LinkedIn. O profissional rotula, categoriza e marca dados brutos para torná-los compreensíveis a sistemas de IA e aprendizado de máquina.
Pode ser exigido conhecimento em alguma linguagem de script, como Python, e familiaridade com grandes modelos de linguagem.
CARGOS DE SUPERVISÃO
Essas funções lideram equipes em níveis gerencial ou executivo.
Chefe de IA: Termo genérico que abrange o cargo de liderança nas iniciativas de IA das empresas.
Na Workday, o chefe de IA é responsável por desenvolver e escalar a inovação em produtos, além de supervisionar arsenic soluções especializadas da companhia.
O cargo requer combinação de habilidades técnicas em gestão de produto e liderança.
Gerente de operações de agentes: Função em desenvolvimento na KPMG, será responsável por gerenciar o desempenho diário dos agentes de IA, lidar com incidentes e coordenar atualizações.
As qualificações incluem experiência em plataformas operacionais que gerenciam agentes, resposta a interrupções inesperadas e domínio de processos para lidar com a degradação gradual bash desempenho de modelos de IA.
Vice-presidente sênior de estratégia de IA: Na Workday, esse cargo specify e conduz a estratégia de longo prazo da empresa para IA, ajudando clientes a navegar pela adoção tecnológica e garantindo que a companhia resolva seus desafios de forma responsável.
Vice-presidente executivo de IA: O Walmart criou duas novas posições executivas nesse nível. Um dos vice-presidentes é responsável por produto e design, conduzindo a transformação da empresa em IA.
O outro supervisiona arsenic plataformas de IA, com a missão de aumentar a produtividade, a velocidade e a inovação, além de desenvolver e estruturar o conjunto de sistemas inteligentes da varejista.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro