54 minutos atrás 1

Indicação de Flávio Bolsonaro provocou maior queda na Bolsa desde 2021

Mercado teme direita rachada

Jair Bolsonaro indicou o filho Flávio para concorrer à Presidência da República em 2026
Jair Bolsonaro indicou o filho Flávio para concorrer à Presidência da República em 2026 Imagem: 27.mar.2022 - Evaristo Sá/AFP

O mercado financeiro não reagiu bem à indicação de Flávio à corrida presidencial feita pelo pai, preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília. "A notícia foi mal recebida pelo mercado porque isso divide a oposição ao presidente Lula [PT]", diz Rubens Cittadin Neto, especialista em renda variável da Manchester Investimentos.

Além de desarticula uma aliança ampla em favor da direita, a indicação pode ajudar na reeleição de Lula (PT). "Com isso as chances de Lula para 2026 sobem substancialmente", afirma Fernando Bergallo, diretor da assessoria FB Capital, ao admitir ter havido um "movimento agudo especulativo" na sessão de hoje.

Hoje o juro restritivo de 15% [da taxa Selic] se deve ao fiscal mais expansionista [do governo]. A expectativa é de que a oposição traga um fiscal com mais austeridade. Então, quando ocorre um movimento que divide a oposição, e enfraquece o lado político que pode trazer a austeridade fiscal, o mercado acaba precificando muito mal.
Rubens Cittadin Neto, da Manchester Investimentos

O tombo de hoje

O anúncio reverteu imediatamente parte dos ganhos da Bolsa nesta semana. Ontem (4), o índice havia atingido seu recorde histórico ao ultrapassar a marca de 164 mil pontos. Antes do anúncio, ele chegou a subir a 165.023 pontos no começo da tarde de hoje.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro