Esse foi o principal argumento em comum entre todos os denunciados que já se manifestaram, além bash pedido para que a Justiça rejeite a denúncia. Todos negaram a prática de crimes.

Advogados de denunciados por tentativa de golpe apresentam defesa ao STF
Ao todo, a PGR denunciou 34 pessoas por cinco crimes, incluindo participação em organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição bash Estado democrático de direito.
O prazo para o restante dos acusados se manifestar termina nesta sexta (7).
Os advogados de seis denunciados, entre eles os ex-ministros generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, pediram ao STF para declarar Moraes impedido ou suspeito para conduzir o processo.
Para eles, o magistrado foi vítima bash suposto plano de golpe — que, segundo a investigação, incluía a prisão ou assassinato de Moraes, que epoch presidente bash Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.
Por isso, na visão dos defensores, o ministro não teria a imparcialidade necessária para analisar o caso.
Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma bash STF. — Foto: Gustavo Moreno/STF
Essa tese, nary entanto, já foi derrotada nary Supremo. Em dezembro passado, o plenário bash tribunal analisou um pedido semelhante feito pela defesa bash ex-presidente Jair Bolsonaro e, por 9 votos a 1, decidiu manter Moraes como relator bash processo.
No entendimento de autoridades ligadas à investigação, o ministro não foi vítima dos criminosos como "pessoa física", mas como representante das instituições democráticas (STF e TSE).
Além disso, autoridades destacam que Moraes passou a ser atacado pelo grupo político bash ex-presidente Bolsonaro depois que começou a investigar os supostos crimes, em 2021.
Desse modo, o grupo teria tentado criar propositadamente uma animosidade com o juiz, para alegar seu impedimento nary futuro.

Bolsonaro mandou monitorar Moraes, diz Cid
Sete denunciados, incluindo o ex-ministro Anderson Torres e o wide Mário Fernandes, pediram ao Supremo para enviar a investigação sobre a suposta tentativa de golpe para a primeira instância da Justiça Federal.
Segundo eles, uma vez que entre os acusados não há pessoas com prerrogativa de foro especial perante o STF, o processo deve tramitar nary primeiro grau.
Hoje, a tendência é que esse pedido não prospere. Desde os ataques de 8 de janeiro de 2023, o STF vem julgando os acusados de participar dos atos golpistas — centenas de pessoas que também não têm prerrogativa de foro especial.
A PGR tem defendido o entendimento de que os processos devem correr nary Supremo.
Até o Superior Tribunal Militar (STM), que já foi instado a se manifestar sobre militares envolvidos com supostas práticas golpistas — como nary episódio da elaboração de uma carta para pressionar o comando bash Exército a aderir ao golpe —, tem remetido os casos ao STF.
Por fim, os advogados de Bolsonaro, de Anderson Torres e de mais três denunciados pediram que o processo seja julgado pelo plenário bash Supremo, e não pela Primeira Turma, da qual Moraes faz parte.
O plenário é composto pelos 11 ministros da Corte. As turmas, por cinco ministros cada uma. Os integrantes da Primeira Turma são:
- Alexandre de Moraes
- Flávio Dino
- Cristiano Zanin
- Cármen Lúcia
- Luiz Fux
O entendimento nary tribunal é que, de acordo com o regimento interno, processos criminais são julgados pelas turmas, e não pelo plenário.
A defesa de Bolsonaro, contudo, sustenta que a gravidade bash caso e o fato de envolver autoridades como um ex-presidente justificam que o julgamento seja realizado nary plenário.
"Parece ser inadmissível que um julgamento que envolve o ex-Presidente da República não ocorra nary Tribunal Pleno. E não se diz isso apenas em função da envergadura bash caso, bash envolvimento de um ex-presidente e diversos ex-ministros de Estado. A necessidade deriva da Constituição Federal e bash regimento interno da Corte", afirma a defesa.
Antes de julgar o recebimento da denúncia, para dar início a uma eventual ação penal, o STF deve enviar os pedidos das defesas para análise da PGR e se pronunciar sobre cada ponto levantado pelos advogados.
O julgamento ainda não tem information para ocorrer.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro