1 mês atrás 7

Inter anuncia 'Modo Vigilante' para proteger transações Pix; saiba usar

O Banco Inter anunciou o lançamento do Modo Vigilante, uma nova funcionalidade voltada à proteção de transações via Pix contra fraudes e acessos indevidos. O recurso está disponível no perfil do cliente dentro do Super App, em celulares com Android 14.5 ou superior e iOS 14.3 ou superior. Segundo o banco, a ferramenta será integrada à Central de Proteção, plataforma que reúne, em um único ambiente, todas as opções de segurança da conta Inter. A seguir, confira mais detalhes sobre o Modo Vigilante e saiba como usar.

 Divulgação/Inter Inter anuncia 'Modo Vigilante' para proteger transações Pix; saiba usar — Foto: Divulgação/Inter

Inter anuncia 'Modo Vigilante' para proteger transações Pix; saiba usar

  1. Como funciona o Modo Vigilante
  2. Como usar o Modo Vigilante
  3. Segurança Digital

1. Como funciona o Modo Vigilante

O Modo Vigilante é mais uma barreira de proteção do banco contra tentativas de invasão ou uso indevido do aplicativo. O sistema identifica se o celular está conectado a uma rede Wi-Fi previamente cadastrada como confiável. Caso contrário, o acesso a áreas sensíveis do app — como configurações de cartão de crédito, investimentos e empréstimos — é automaticamente bloqueado.

Além disso, o recurso exige validação facial para autorizar transações via Pix acima de um valor limite definido pelo próprio usuário. Com isso, apenas o titular da conta pode realizar operações financeiras delicadas, como as com alto valor.

"Nosso objetivo é oferecer mecanismos inteligentes e personalizados de proteção, que evoluam junto com o comportamento digital dos nossos clientes. O Modo Vigilante é mais uma inovação que reforça a confiabilidade do nosso ecossistema financeiro", explica Guilherme Ximenes, CTO do Inter.
 Mariana Saguias/TechTudo Modo Vigilante permite adicionar limite para transações via Pix — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

2. Como usar o Modo Vigilante

Ao acessar o Super App, o usuário pode ativar e configurar o Modo Vigilante seguindo algumas etapas:

  1. Registrar de redes Wi-Fi seguras: é possível adicionar múltiplas conexões confiáveis.
  2. Estabelecer limite para transações via Pix: caso uma transferência ultrapasse o valor definido, será exigida autenticação por reconhecimento facial para liberação.
  3. Configurar bloqueios personalizados: nesta etapa, o cliente escolhe quais áreas do Super App devem ser restritas ao se conectar a redes não seguras.
  4. Reconhecimento facial: etapa final para validar e ativar o Modo Vigilante.

Para desativar ou modificar qualquer configuração, será necessário realizar uma nova verificação facial, o que garante que apenas o titular da conta tenha controle sobre os recursos.

 Divulgação/Inter Modo Vigilante do Banco Inter: veja como funciona a nova ferramenta — Foto: Divulgação/Inter

Com mais recursos financeiros disponíveis na palma da mão, os bancos têm criado mecanismos para proteção dos clientes. Além do Modo Vigilante do Inter, outras instituições financeiras possuem recursos semelhantes. É o caso, por exemplo, do Modo Rua do Nubank. A ferramenta bloqueia transações acima de limites preestabelecidos quando o app está fora de redes seguras. O cliente pode escolher quais redes são confiáveis e definir quais operações exigem autenticação adicional, como Pix, TEDs e pagamentos de boletos.

Já o Itaú oferece o recém-lançado Modo Protegido, que funciona de forma parecida com o Inter e Nubank. Nele, o usuário cadastra redes confiáveis e, fora delas, o app restringe pagamentos e transferências de alto valor. Esse recurso está integrado à Área de Segurança do aplicativo, que também inclui funcionalidades como bloqueio temporário de cartão e cartão virtual temporário.

Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil

Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil

Mais recente Próxima Novo vírus imita digitação para burlar segurança do seu Android; saiba
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro