A partir do dia 07 de outubro, os usuários dos aplicativos da Meta, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Threads receberão notificações e e-mails sobre uma mudança na maneira como os algoritmos da empresa realizam a recomendação de conteúdos em suas plataformas. A alteração entrará em vigor em 16 de dezembro de 2025 e a política de privacidade será alterada para refletir a novidade. Segundo a meta, o ajuste acontecerá porque a big tech deseja oferecer um serviço melhor em relação ao uso de sua IA e como ela pode auxiliar os usuários eficientemente.
Os usuários brasileiros adultos do Threads receberão, ainda, informações adicionais sobre o uso de suas informações públicas na plataforma para fins de treinamento de IA generativa. Além disso, informamos que anúncios para adolescentes não sofrerão impacto, visto que já possuem restrições específicas para anúncios.
Mudanças no Instagram vão modificar o sistema de recomendação de conteúdo para usuários — Foto: Mariana Saguias/TechTudo As interações do usuário com o conteúdo no Facebook e Instagram já influenciavam o que aparece no feed pessoal. A partir de 16 de dezembro de 2025, a Meta passará a considerar interações dos usuários com recursos de IA generativa para personalizar recomendações de posts, reels e anúncios em seus aplicativos.
Conversas ou interações com a Meta AI (por texto ou voz) vão se somar a sinais já usados, como curtidas e páginas seguidas, para ajustar o conteúdo exibido no feed. Ou seja, se o usuário conversar com a IA sobre trilhas, por exemplo, ele pode começar a ver recomendações de grupos, posts de amigos ou anúncios relacionados ao tema. Entretanto, ele conseguirá gerenciar suas preferências de anúncios, feed e configurações de privacidade, escolhendo inclusive como interagir com a IA (por voz ou texto).
Mudanças da Meta visam potencializar interação dos usuários com sua inteligência artificial — Foto: Divulgação/Meta Seja por meio de chat de voz ou troca de mensagens com os recursos de IA, a Meta diz que essa atualização ajudará a melhorar as recomendações para as pessoas em suas plataformas, para que elas vejam com mais frequência conteúdos de seu real interesse e menos conteúdos considerados irrelevantes.
Com ferramentas como Preferências de anúncios e outros controles de feed, os usuários poderão continuar ajustando o conteúdo e os anúncios que vêem a qualquer momento. Além disso, a Meta afirma que temas sensíveis, como religião, saúde ou política, não serão usados para anúncios e uso do microfone só ocorre com permissão do usuário. As preferências de anúncios e outros controles de feed podem ser ajustados a qualquer momento.
Além disso, o usuário pode escolher como interagir com a Meta IA, seja pela voz ou via texto. Se usar a voz, aparecerá um indicador luminoso sinalizando que o microfone está em uso. As conversas com a Meta AI sobre temas como crenças religiosas, orientação sexual, opiniões políticas, saúde, origem racial ou étnica, crenças filosóficas ou filiação sindical nunca serão usadas para mostrar anúncios.
A Meta usa informações, incluindo interações com a Meta AI, em todos os produtos da empresa a partir das contas que o usuário opta por adicionar ao seu Centro de Contas. Isso significa, por exemplo, que se você não adicionou sua conta do WhatsApp ao Centro de Contas, as interações com a Meta AI no WhatsApp não serão utilizadas para personalizar experiências em outras contas da Meta.
Veja também: Golpe do Instagram sequestra contas de usuários; veja como se proteger
Golpe do Instagram sequestra contas de usuários; veja como se proteger

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
16


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/q/U/JqIpi7SR2oVhay0BUrew/smartphone-connected-laptop-using-usb-cable-phone-charging-data-exchange.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/8/v/firQLXRBKqaLqe4Z2BcA/techtudo-175-m.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro