Informações incompletas podem ser preenchidas manualmente. "O banco fornece [aos contribuintes a ficha de informações] e ele pode simplesmente complementar aquelas informações [da pré-preenchida] e já transmitir", afirma o superintendente-adjunto da Receita Federal em São Paulo, Cláudio Ferrer de Souza.
As liberações estão divididas da seguinte forma:
17 de março: Estão disponíveis informações da declaração anterior do contribuinte (identificação, endereço, entre outros), rendimentos e pagamentos da DIRF, DIMOB, DMED e Carnê-Leão Web; rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros (inclusive RRA)
1º de abril: Serão liberadas informações de contribuições de previdência privada; saldo de conta bancária, investimentos e poupança; imóveis adquiridos; doações efetuadas no ano-calendário; informação de criptoativos; conta bancária/poupança e investimentos ainda não declarados e contas bancárias no exterior.
Desconfiança motivou o atraso na disponibilização dos dados. Ferrer explica que o receio da Receita envolve a apuração minuciosa dos dados disponibilizados na pré-preenchido. "Essas informações bancárias são mais complexas de analisar", afirmou. "Nós gostaríamos de já ter tudo agora, mas até por uma questão de responsabilidade, vamos aguardar", reforçou Ribeiro.
Se carregarmos as informações com uma série de erros nas declarações pré-preenchidas, isso geraria uma enorme confusão. O contribuinte vai conferir [os valores] e isso vai gerar uma insegurança muito grande.
Cláudio Ferrer de Souza, superintendente-adjunto da Receita Federal

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
46





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro