3 semanas atrás 11

Israel deporta Greta Thunberg e outros 170 ativistas de flotilha

Ativista sueca foi detida na semana passada por participar de flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza. Total de deportados chegou a 340. Governo de Israel disse ter respeitado todos os direitos legais dos ativistas durante detenção em prisão israelense.


Governo de Israel deporta ativista sueca Greta Thunberg em 6 de outubro de 2025. — Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores de Israel

"Mais 171 provocadores da flotilha Hamas–Sumud, incluindo Greta Thunberg, foram deportados hoje de Israel para a Grécia e a Eslováquia. (...) Todos os direitos legais dos participantes deste espetáculo de relações públicas foram e continuarão sendo plenamente respeitados. (...) Em anexo, estão fotos de Greta e outros participantes deste espetáculo de relações públicas no aeroporto, antes de serem deportados", afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense em comunicado.

O governo Netanyahu, que realiza um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo em Gaza, interceptou todos os cerca de 40 barcos que rumavam a Gaza e realiza trâmites para a deportação de todos os ativistas detidos, que chama de "provocadores". Israel disse que Greta e outros detidos "se recusaram a agilizar sua deportação e insistiram em prolongar sua permanência sob custódia".

Israel já deportou ao menos 340 ativistas que estavam nos barcos e quer finalizar as deportações "o mais rápido possível", mesmo em meio a tentativas de obstrução, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os ativistas detidos são das mais diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, norte-americanos e de países da Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Israel intercepta último barco da flotilha rumo a Gaza

Israel intercepta último barco da flotilha rumo a Gaza

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro