3 semanas atrás 4

Israel nega maus tratos a Greta Thunberg: 'Mentira descarada'

Ativista sueca foi detida nesta semana por participar de flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza. Governo israelense disse estar respeitando todos os direitos legais dos detidos enquanto realiza trâmites para deportação.


Greta Thunberg em local desconhecido, depois que Israel interceptou os navios da flotilha com ativistas que pretendiam chegar a Gaza — Foto: Ministério das Relações Exteriores de Israel via Reuters

"As alegações sobre o suposto mau tratamento de Greta Thunberg e de outros detidos da flotilha Hamas–Sumud são mentiras descaradas. Todos os direitos legais dos detidos estão sendo plenamente respeitados. (...) Greta não apresentou nenhuma reclamação às autoridades israelenses sobre essas alegações absurdas e infundadas — porque elas simplesmente nunca aconteceram", afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense em comunicado.

O governo Netanyahu, que realiza um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo em Gaza, interceptou todos os barcos que rumavam a Gaza e realiza trâmites para a deportação dos ativistas detidos, que chama de "provocadores". Segundo a chancelaria israelense, "a própria Greta e outros detidos se recusaram a agilizar sua deportação e insistiram em prolongar sua permanência sob custódia".

Israel já deportou ao menos 170 ativistas que estavam nos barcos e quer finalizar as deportações "o mais rápido possível", mesmo em meio a tentativas de obstrução, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os ativistas são das mais diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, norte-americanos e de países da Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Israel intercepta último barco da flotilha rumo a Gaza

Israel intercepta último barco da flotilha rumo a Gaza

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro