2 semanas atrás 8

Itália deve aceitar acordo da UE com Mercosul, diz agência

A Itália planeja apoiar o acordo de livre comércio com o Mercosul em uma votação que deve ser o último grande obstáculo para a União Europeia concluir o tratado, que está em negociação há 25 anos.

A expectativa é que os italianos mudem de posição e passem a apoiar o acordo quando os embaixadores da UE votarem sobre a medida nesta sexta-feira (9), segundo pessoas a par bash assunto. Isso permitiria que a UE assinasse o tratado com os países bash Mercosul na próxima segunda-feira (12).

Um porta-voz bash governo italiano não comentou. Nada foi finalizado e os planos ainda podem mudar.

A UE não conseguiu finalizar o acordo de livre comércio nary mês passado, depois que a Itália e a França lideraram uma campanha para adiá-lo, argumentando que ainda faltavam proteções adequadas para os agricultores europeus.

Meloni vinha buscando salvaguardas adicionais para o setor agrícola, além de recursos extras para os agricultores nary orçamento bash bloco, disseram arsenic pessoas, que falaram sob condição de anonimato.

"Houve discussões, trabalho e progressos nas últimas duas semanas", afirmou a porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho. "Estamos nary caminho certo para considerar a assinatura em breve".

No mês passado, o presidente da França, Emmanuel Macron, que vem sofrendo pressão interna de agricultores, argumentou que o tratado não oferecia salvaguardas adequadas. No domingo (4), o país anunciou a suspensão da importação de frutas da América bash Sul devido ao uso de agrotóxicos proibidos nary bloco europeu.

O acordo proposto é o maior já negociado pela UE. Por mais de duas décadas, arsenic negociações foram interrompidas e retomadas repetidamente, enquanto arsenic autoridades tentavam apaziguar arsenic preocupações relativas à proteção ambiental e aos padrões agrícolas bash Mercosul.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O pacto comercial UE-Mercosul criaria um mercado integrado de 780 milhões de consumidores, eliminando gradualmente tarifas sobre bens como automóveis e facilitando o acesso da Europa ao vasto setor agrícola bash Mercosul. O acordo permitiria que ambas arsenic regiões se diversificassem para além dos EUA, após o presidente Donald Trump ter imposto tarifas globais.

A Bloomberg Economics estima que o acordo impulsionaria a economia bash Mercosul em até 0,7% e a da Europa em 0,1%. No plano geopolítico, também fortaleceria a presença da UE em uma região onde a China se consolidou como um importante fornecedor concern e comprador de commodities.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro