1 hora atrás 2

Kast aponta advogados que defenderam Pinochet como ministros dos Direitos Humanos e da Defesa do Chile

Segundo o jornal El País, os indicados são Fernando Barros Tocornal, que assumirá o Ministério da Defesa, e Fernando Rabat, nomeado para comandar a pasta da Justiça e Direitos Humanos.


O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, escolheu dois advogados que defenderam o ditador Augusto Pinochet como ministros da Defesa e dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (20).

Segundo o jornal El País, os indicados são Fernando Barros Tocornal, que assumirá o Ministério da Defesa, e Fernando Rabat, nomeado para comandar a pasta da Justiça e Direitos Humanos. Outros 23 nomes foram anunciados nesta terça.

As escolhas provocaram forte reação de organizações de familiares de detidos desaparecidos e de executados políticos da ditadura militar chilena (1973–1990).

Kast, admirador de Pinochet e vencedor de uma eleição com ampla vantagem em dezembro passado, anunciou “uma grande equipe para tempos difíceis”, incluindo Fernando Barros, de 68 anos, como ministro da Defesa, e Fernando Rabat, de 53 anos, como ministro da Justiça e Direitos Humanos.

Pinochet liderou uma ditadura entre 1973 e 1990 que deixou mais de 3.200 mortos ou desaparecidos e torturou ou prendeu dezenas de milhares de pessoas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro