6 meses atrás 8

Leilão de energia vira campo de batalha, e governo recua diante de pressões

Uma nova consulta pública deve ser aberta em breve para que o leilão possa ser realizado neste ano, mas a guerra de poder dos bastidores deve continuar, com oposição de investidores de peso interessados em conseguir cada um "seu quinhão" - tomando emprestada uma expressão usada pelo próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Protagonizam a disputa empresas do setor de gás, como Petrobras, Eneva, Âmbar (o braço de energia da J&F dos irmãos Batista), o "rei do gás" Carlos Suarez, o setor de biocombustíveis, com apoio da bancada rural do Congresso, e ainda os donos de grandes hidrelétricas do país - para limitar a lista aos que disputariam efetivamente o LRCAP em junho, se não tivesse sido cancelado.

"Se não conseguem organizar um leilão, imagine uma reforma institucional do setor de energia", disse um executivo de uma empresa de energia sob condição de anonimato, se referindo às promessas do governo sobre a modernização do setor, discussão que se arrasta por diferentes governos, desde 2016.

Desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2023, Silveira fala sobre a reforma do setor, ainda longe de acontecer, e sobre o leilão de reserva de capacidade.

Em 2021, o primeiro e único leilão do tipo foi realizado, voltado exclusivamente a termelétricas novas e existentes, com contratos que entram em vigor a partir de 2026. Naquela ocasião, a judicialização também afetou o resultado final.

Um novo leilão: flexibilidade e demanda expressiva

Um novo leilão tem sido discutido desde então, especialmente por conta do aumento da geração de energia elétrica por fontes intermitentes, como eólica e solar. O país saiu gradualmente de um cenário de sobreoferta de energia para um de potencial déficit de potência: no fim do dia, quando não há mais geração solar fotovoltaica, a demanda por eletricidade continua muito elevada, e é necessário acionar usinas flexíveis que possam garantir suprimento por algumas horas, antes de serem novamente desligadas até o dia seguinte.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro