7 meses atrás 47

Lembra desses memes? Se sim, você viveu a era de ouro da Internet

Os memes clássicos da Internet surgiram quando as redes sociais ainda estavam no começo de sua expansão e plataformas como YouTube, Reddit e 4chan eram o berço dos ilustradores que procuravam gerar, de forma orgânica, conteúdos virais. Muitas dessas brincadeiras surgiram de maneira espontânea, marcando a vida de pessoas que se lembram até hoje delas. Memes como: Trollface, Keyboard Cat e o King Size do Rio de Janeiro estão nessa lista e já viraram relíquias da web. A seguir, relembre ou conheça os memes da era de ouro da Internet.

 Reprodução/Internet Doge: cão da raça shiba inu virou meme nos anos 2010 e se tornou patrimônio da Internet — Foto: Reprodução/Internet
 Reprodução/Internet Trollface: meme é um dos mais clássicos da Internet — Foto: Reprodução/Internet

O sorriso que causa estranheza é a marca do meme Trollface. O desenho foi criado pelo pseudônimo “Whynne” e publicado em uma história em quadrinhos pela primeira vez em 2008 no DeviantArt (https://www.deviantart.com/), comunidade online que reúne artistas de diversos estilos, desde desenhos a fotografia. Meses depois, o personagem viralizou em fóruns e redes sociais como 4chan, Reddit e Facebook, onde foi considerado um elemento que representava a raiva e a trollagem.

Com a fama do Trollface, os anos seguintes tiveram até disputas judiciais devido aos direitos autorais. O desenhista norte-americano Carlos Ramirez publicou uma carta no Reddit declarando que ele estava por trás do pseudonimo “Whynne”. O meme, que chegou a ganhar uma definição no Urban Dictionary (https://www.urbandictionary.com), fez com que o jogo Meme Run, que fazia referência a diversos virais da época, fosse retirado temporariamente das lojas online, devido à violação de direitos autorais denunciada por Ramirez. Porém, até hoje o desenho pode ser encontrado em diversas publicações nas redes sociais.

 Reprodução/Internet Meme fuuuu: desenho faz parte do grupo de ilustrações chamado "Rage Comics" — Foto: Reprodução/Internet

Outro meme que representa a raiva é o Rage Guy, que aparece nos quadrinhos de desenhos, acompanhado da palavra “fuuuu”. O personagem também surgiu em um site de fóruns, dessa vez no 4chan. Criada no Microsoft Paint, a primeira tirinha publicada retratava, em quatro quadros, uma situação cotidiana. Nos três primeiros, a cena era descrita, e no último, aparecia o personagem reagindo com frustração extrema.

Com o sucesso nas redes sociais, o meme chegou a dar origem ao grupo de personagens intitulado “Rage Comics”, que compartilham da mesma característica: a raiva. Em 2010, a loja norte-americana de varejo Hot Topic transformou o meme em estampa de camisa. Com o lançamento, diversos usuários do Reddit se revoltaram e protestaram criando uma versão politicamente incorreta do personagem, o Race Guy, um personagem que aparecia em tirinhas cometendo atos racistas. Por conta disso, a loja retirou de circulação a camiseta com o personagem.

 Reprodução/Internet Me Gusta: meme dos anos 2010 foi uma das ilustrações que viralizaram em fóruns online — Foto: Reprodução/Internet

O meme Me Gusta (“eu gosto”, em português) é outra ilustração do famoso grupo de personagens “Rage Comics”. O desenho foi criado pela ilustradora May Oswald e publicado nos fóruns online em 2015. No começo, a expressão do personagem representava a sensação de prazer ou pertubação em contextos sexuais. Com o passar do tempo, Me Gusta ganhou outros significados. Recentemente, May revelou que fez uma estratégia para o seu desenho viralizar na Internet. Quando publicou pela primeira vez no 4chan, ela postou exemplos do desenho em diversas contas do fórum, usando diferentes endereços de IP para que o compartilhamento parecesse orgânico.

4. King Size do Rio de Janeiro

Era mais um dia na cidade de Niterói em 2009, quando uma equipe de reportagem buscava depoimentos de pessoas sobre o serviço das barcas na cidade. Então, encontraram o Alexandre Santos Lima, que se autointitulava o próximo “King Size, o senhor das terras do Rio de Janeiro”. Bastou 10 segundos falando ao microfone que o artista de rua produziu diversas falas que viralizaram na Internet. Segundo ele, a máfia chinesa ameaçou sua família para que ele fugisse da cidade do Rio para não alcançar o brasão “King Size”, um título dado pela Coroa Portuguesa desde 1485.

Na rede social Amino, usuários criaram uma comunidade para a dinastia King Size, em que é possível descobrir que, além da máfia chinesa, o Siri Cascudo (restaurante da série de desenhos do Bob Esponja) e os mexicanos loiros estão na lista dos supostos inimigos dos “King Size”. Até hoje, o meme está entre os maiores virais da Internet brasileira.

O desenho Nyan Cat foi publicado na Internet pelo ilustrador Chris Torres em 2011. A ideia de um gato pixelado sobrevoando o espaço com um pop-tart (biscoito famoso nos Estados Unidos) veio de usuários que participaram de um evento beneficente online da Cruz Vermelha, que arrecadou fundos para ajudar as vítimas de um terremoto que aconteceu no Japão naquela época. Dias depois, um usuário do YouTube postou a animação do desenho com a música japonesa que inspirou o nome do meme.

Nyan Cat viralizou nas redes sociais e gerou diversos produtos derivados, incluindo jogos online, aplicativos e até uma criptomoeda chamada "Nyancoin". Além disso, o desenho inspirou paródias e até o antagonista "Tac Nayn". Depois de uma década após sua criação, o meme continua sendo lembrado na Internet.

A palavra “doge” é uma gíria para dog (“cachorro”, em inglês) e se tornou mundialmente conhecida com o cão Kabosu, da raça shiba inu. Em 2010, sua dona, a japonesa Atsuko Sato, tirou algumas fotos e postou em um blog pessoal. Uma das poses, em que o cão olha de lado com a impressão de desconfiança, ficou famosa entre os internautas e o meme ganhou várias versões nos fóruns online e redes sociais. A primeira delas, a imagem tinha frases curtas, com a fonte Comic Sans fluorescente e com diversos erros ortográficos.

Em 2013, a popularidade ganhou um novo capítulo com a criação da moeda “dogecoin”, inicialmente uma paródia e crítica aos clones do bitcoin, uma moeda virtual em que o valor é baseado na tecnologia “blockchain”. Em 2021, a brincadeira ficou séria e a moeda teve uma valorização de +30.000%, mas o alto valor não durou muito tempo. Em 2022, Atsuko anunciou que o cão estava com leucemia e problemas no fígado. Por conta das complicações médicas, ele faleceu em maio de 2024.

 Reprodução/Internet Doge: cão da raça shiba inu virou meme nos anos 2010 e se tornou patrimônio da Internet — Foto: Reprodução/Internet

Keyboard Cat está na lista dos memes da Internet do velho testamento. Fatso, o gato alaranjado com uma blusa azul, conquistou a simpatia dos internautas tocando teclado. O vídeo original é dos anos 80, em que o artista Charlie Schmidt manipulava as patas do seu animal de estimação. Fatso morreu na mesma década, mas se tornou viral em 2009, quando o youtuber norte-americano usou a gravação em um de seus vídeos.

Não demorou muito para que o Keyboard Cat fosse utilizado em compilados de vídeos engraçados, como reação aos momentos constrangedores das pessoas. Devido à fama, Charlie Schimidt adotou outro gato da mesma raça para fazer aparições na mídia. O meme produziu diversos produtos como pinturas, fantasia de halloween, bonecos e camisetas.

Veja também: Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro