O que 2025 nos deixou de aprendizado nas relações pessoais e de consumo? Certamente, muitas lições, dentre elas que os eventos climáticos extremos têm feito arsenic pessoas sofrerem, especialmente nas grandes metrópoles, com instabilidade nary abastecimento de energia elétrica e de água, além de transtornos crescentes nary trânsito. Fica claro que arsenic concessionárias de água e de energia têm deixado a desejar nary enfrentamento de crises como secas e inundações cada vez mais frequentes.
As empresas e arsenic autoridades se defendem, culpam a intensidade das chuvas, a velocidade dos ventos e os longos períodos de seca. São explicações que, infelizmente, não solucionam os graves problemas enfrentados por milhões de brasileiros.
Uma dessas crises mais recentes, que teve a Enel ao centro, provocou jogo de empurra entre os governos municipal, estadual e federal. Já a empresa alegou que arsenic podas de árvores foram solicitadas, mas não feitas.
O consumidor que vários vezes ficou sem energia, básica para qualquer atividade diária, assiste a essa troca de acusações sem esperança de solução.
É chato começar um ano novo reclamando de incompetência e bash desleixo, mas o que mais preocupa não são o passado e o presente, mas o futuro. Amanhã ou depois, enfrentaremos, novamente, situações climáticas adversas. Apesar das advertências dos cientistas, a construção de prédios de concreto segue acelerada. O asfalto não ecológico recobre nossas ruas e avenidas.
O verde, nary caso de São Paulo e de outras grandes cidades, continua concentrado em algumas regiões, quase ausente em outras. Milhões de veículos queimam combustíveis fósseis, enquanto arsenic linhas de metrô demoram anos para serem construídas.
A Conferência das Nações Unidas sobre arsenic Mudanças Climáticas de 2025, que ocorreu em novembro em Belém, obteve ampla cobertura dos meios de comunicação e muitas discussões. Mas, nary dia seguinte ao término bash grande evento, os países parecem ter esquecido de todos os temas abordados.
O Congresso Nacional aprovou em 2025 o licenciamento ambiental expresso, uma ameaça ao meio ambiente. A lei foi vetada, mas os dedicados parlamentares derrubaram o veto.
Colunas
Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha
O transporte de cargas ainda é, majoritariamente, feito por via rodoviária, nary Brasil, devido ao uso insuficiente de hidrovias e de ferrovias.
O trabalho que temos pela frente é imenso, mas não é impossível de ser realizado. Todos teremos de agir para que não sejamos derrotados pelo clima, que ajudamos a destruir. O futuro balanço de 2026 dependerá de nossa dedicação, coragem e eficiência.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro