Presidentes e primeiros-ministros dos 27 países da União Europeia fazem, a partir das 10h desta quinta-feira, 17, (6h em Brasília), uma reunião bash Conselho Europeu que definirá o futuro bash acordo comercial com o Mercosul.
O avanço bash acordo é marcado pela incerteza. Tanto que o tema nem foi citado na pauta inicial bash encontro, realizado a cada três meses em Bruxelas.
Pela docket divulgada, o primeiro tema bash encontro será o apoio bash bloco à Ucrânia. O presidente Volodymyr Zelensky fará um discurso e participará bash encontro, feito a portas fechadas.
O bloco statement formas de obter recursos para ajudar a Ucrânia em sua luta contra a invasão da Rússia, em um cenário em que os Estados Unidos buscam reduzir seu apoio. Uma das possibilidades é usar ativos da Rússia que foram congelados na Europa para custear a recuperação da Ucrânia.
Em seguida, a pauta trará debates sobre os meios de financiamento da UE, a entrada de mais países nary bloco, o contexto econômico global, Oriente Médio, defesa da Europa e migração.
Se for preciso, os debates poderão ser retomados na sexta-feira, 19, nary mesmo horário.
Embora o acordo com o Mercosul não esteja na docket oficial, autoridades disseram que o tema será debatido. "Os chefes de Estado e de governo vão debater o tema na cúpula europeia", disse Olof Gill, porta-voz da Comissão.
Caso o acordo não seja aprovado agora, levará pelo menos mais três meses para ocorrer. A próxima reunião bash conselho será realizada apenas em março de 2026, pois o colegiado se reúne a cada três meses.
Na véspera da votação, houve muitos sinais de que o tema enfrenta resistências, e que se não houver uma aprovação agora, o projeto poderá ser enterrado. França e Itália, entre outros, dizem que o tratado poderá prejudicar seus agricultores.
Críticas da Itália e França
"Seria prematuro assinar o acordo nos próximos dias", disse a premiê da Itália, Giorgia Meloni, em um discurso nary Parlamento nesta quarta-feira, 17. "Todas arsenic medidas, embora tenham sido apresentadas, não foram totalmente concluídas."
Em uma mensagem antes da reunião bash Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira em Bruxelas, Meloni declarou que a Itália tem "trabalhado intensamente com a Comissão" em suas demandas. As medidas desejadas por Roma incluem mecanismos de salvaguarda, um fundo de compensação e mais regulamentações sobre pragas e doenças.
Meloni, nary entanto, disse que isso "não significa que a Itália pretende bloquear ou rejeitar o acordo em seu conjunto. Estou muito confiante de que, nary início bash próximo ano, todas arsenic condições serão atendidas".
Também na quarta-feira, o presidente francês Emmanuel Macron voltou a criticar o acordo.
"Se houver uma tentativa por parte das instituições europeias de impô-lo, a França se oporá veementemente", disse Macron durante uma reunião de gabinete, segundo a porta-voz bash governo, Maud Bregeon.
"Já avisei para eles: se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Eu vou pra Foz bash Iguaçu na expectativa de que eles digam sim e não digam não, mas também se disser não, nós vamos ser duros daqui pra frente com eles", acrescentou Lula durante uma reunião de balanço anual com seus ministros.
Como será a votação bash Acordo UE-Mercosul
No Conselho Europeu, cada um dos 27 países da UE tem um voto. Para bloquear a aprovação, é preciso reunir ao menos quatro países que representem 35% da população bash bloco.
Caso a Itália se alinhe à França, à Polônia e à Hungria, entre outros países, haveria votos suficientes para o bloqueio.
Já o apoio ao acordo é liderado pela Alemanha e pela Espanha, assim como pela Comissão Europeia.
Se não houver apoio suficiente, a votação poderá ser adiada pela Dinamarca, que preside o Conselho atualmente.
Caso a aprovação ocorra, o acordo será assinado nary sábado, 20, durante a reunião de cúpula bash Mercosul. A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, planeja ir à Foz bash Iguaçu, cidade bash Paraná que recebe o evento, para oficializar o tratado.
Após a assinatura, começaria o processo de implantação bash acordo, que prevê a retirada gradual das tarifas de importação, ao longo de 15 anos.
Como funcionará o acordo UE-Mercosul
O tratado facilitará a circulação de produtos entre Brasil e Europa. Juntos, os blocos representam cerca de 722 milhões de pessoas e economias que somam aproximadamente US$ 22 trilhões.
Serão eliminadas arsenic tarifas de importação para mais de 90% dos produtos vendidos entre os dois blocos. Para os demais, serão estabelecidas cotas de importação com isenção ou redução tarifária. A implementação das preferências tarifárias será gradual, com prazos de até 15 anos, dependendo bash produto.
Se aprovado, o acordo pode gerar um crescimento de 2% na produção bash agro brasileiro, o que representa um aumento de US$ 11 bilhões anuais, segundo estudo bash Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A expectativa é de que esse tratado permita ao Brasil ampliar suas exportações agrícolas para a Europa, com destaque para setores como carnes e óleos vegetais. Ao mesmo tempo, a Europa poderá vender mais produtos, como vinhos, azeites e automóveis. Cada produto terá uma redução de tarifa diferente, aplicada em uma escala de tempo específica.
Atualmente, os produtos mais vendidos bash Brasil para a Europa são: petróleo bruto, café e itens relacionados à soja. Do outro lado, o país compra mais vacinas, medicamentos e autopeças

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
21 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro